Diocese de Barra do Garças realiza Caminhada pela paz

Na diocese de Barra do Garças (MT), grupos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM), assessores e catequistas, realizaram mais uma Caminhada pela paz com o tema “Uma Igreja em saída”. Foi o 3º Bate Latas que mobilizou, no dia 30 de setembro, cerca de 340 pessoas que saíram pelas ruas da cidade do Pontal do Araguaia rezando e cantando, pedindo paz. Paz para o país, para a cidade, as escolas e as famílias. Paz para as crianças e adolescentes que se encontram em situações turbulentas que não as ajuda a crescer com serenidade e alegria.

Slide1

Durante o percurso foram realizadas cinco meditações sobre os cinco continentes dando especial atenção para a Oceania que este ano ganha destaque na Jornada da IAM. Foi rezado e refletido sobre a situação das crianças que sofrem no mundo, elas que diante das situações são as mais indefesas. Todos pediram paz e o cessar das guerras, roubos, mortes e a violência que está ceifando a vida de tantos jovens.

A Caminhada encerrou com a missa na paroquia Nossa Senhora Aparecida de Pontal do Araguaia, presidida pelo padre Cristiano Ribeiro. Em seguida foi servido um almoço e realizada uma animada Gincana Missionária organizada pelas jovens missionárias de da paroquia São Francisco de Assis, que fez todos aprenderem se divertindo. Uma linda oração missionária pela paz concluiu o evento.

Slide5O Bate Latas é momento especial para as crianças e jovens, um meio de cada um se manifestar em favor da paz no mundo. Cada ano aumenta o desejo de ajudar as famílias a melhorar o lar onde vivem com seu jeito simples, alegre, contagiando os corações dos adultos.

“São três anos que participo deste evento importante para IAM e Jovens. Sou assessora e gosto muito de trabalhar com as crianças da minha paróquia. É uma alegria muito grande quando eu posso, junto com as crianças, manifestar pelas ruas da cidade gritando paz de um jeito tão simples, porque não é com guerra que transformamos o país mas com a paz que começa na famílias e nas ruas”, testemunhou a adolescente Barbara.

“Uma Igreja em saída. Este é o pedido de papa Francisco cada cristão” lembrou Irmã Tânia de Oliveira Ursulina, assessora da IAM. “Este é um dos momentos mais importantes para sair às ruas e falar de Jesus”, disse a religiosa.

Com informações da IAM de Barra do Garças (MT)

Outras notícias