Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas

No dia 8 de fevereiro, memória litúrgica de santa Josefina Bakhita, é o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas. Josefina Bakhita é a irmã sudanesa que quando era menina fez a trágica experiência de ser vítima do tráfico.

Papa Francisco, em sua mensagem, lembrou sobre a responsabilidade de todos para que essa realidade seja combatida. “Encorajo quantos estão comprometidos a ajudar homens, mulheres e crianças escravizados, explorados, abusados ​​​​como instrumentos de trabalho ou de prazer e muitas vezes torturados e mutilados. Faço votos por que todos os que têm responsabilidades de governo se comprometam com determinação a remover as causas desta chaga vergonhosa, uma chaga indigna da sociedade civil. Cada um de nós se sinta comprometido a ser voz destes nossos irmãos e irmãs, humilhados na sua dignidade. Rezemos todos juntos”, lembrou o pontífice.

Conheça o texto oficial para o 8º Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas:

A força do cuidado: mulheres, economia, tráfico de pessoas

O tema do oitavo Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas é “A Força do Cuidado – Mulheres, Economia, Tráfico de Pessoas”.

O tráfico humano é uma das feridas mais profundas infligidas pelo sistema econômico atual. Feridas que afetam todas as dimensões da vida, pessoal e comunitária. A pandemia intensificou o “negócio” do tráfico de pessoas e aumentou a dor: favoreceu as oportunidades e os mecanismos socioeconômicos subjacentes a este flagelo e exacerbou as situações de vulnerabilidade que envolviam as pessoas em maior risco e desproporcionalmente mulheres e meninas, em particular penalizadas pelo modelo econômico dominante. A desigualdade entre homens e mulheres, portanto, cresceu.

De acordo com o Plano Estratégico das Nações Unidas 2022-2025 “Entidade para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU-Mulheres)” Diante de uma melhoria geral das condições das mulheres em nível global, até a chegada da pandemia, as desigualdades registradas em todas as áreas mais importantes da vida social permanecem significativas: saúde, trabalho, educação, política. Alguns dados relatados abaixo são inequivocáveis:

– a taxa de participação, entre os 25-54 anos, na força de trabalho é de 90 por cento para os homens e pouco menos de dois terços para as mulheres;
– para 2,7 milhões de mulheres, existem fortes obstáculos legais e jurídicos, bem como culturais e à igualdade de oportunidades de emprego.
– a diferença salarial global entre mulheres e homens é estimada em 23%;
– as mulheres fazem três vezes mais trabalho doméstico e de cuidados não remunerado do que os homens;
– as mulheres entre 25 e 34 anos correm um risco muito maior de pobreza do que os homens; em 2021, espera-se que o colapso econômico leve mais 47 milhões de mulheres e meninas à pobreza extrema, revertendo décadas de progresso.
– nos parlamentos, em média, as mulheres representam apenas um quarto dos assentos;
– 30 por cento das moças não estudam, não trabalham, não seguem nenhum curso de formação (enquanto para os moços é 13 por cento); dois terços dos analfabetos do mundo são mulheres;
– 245 milhões de mulheres e meninas com mais de 15 anos sofreram violência física e / ou sexual por parceiros no último ano disponível;
– apenas 13% das medidas fiscais, trabalhistas e de proteção social anti-COVID diziam respeito à segurança econômica das mulheres.

De acordo com as estatísticas das Nações Unidas sobre tráfico de pessoas (Relatório Global do UNODC de 2020 sobre Tráfico de Pessoas), mulheres e meninas representam 72% das vítimas de tráfico identificadas e a percentagem de mulheres e meninas aumenta significativamente no contexto do tráfico para exploração sexual; um mercado que representa 2/3 dos lucros gerados pela exploração.

Diante do fracasso dos modelos econômicos baseados na exploração, as mulheres são chamadas a assumir um papel de liderança, agentes de mudança para a construção de um sistema econômico baseado no cuidado das pessoas e da casa comum, envolvendo a todos. O cuidado é um estilo de vida e é a forma de amar de Jesus, como nos propõe a parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37), retomada pelo Papa Francisco na sua Carta Encíclica Fratelli Tutti. Cuidar para transformar a relação com a natureza, as relações sociais e econômicas, muitas vezes centradas na competição agressiva, que sufoca todas as formas de cooperação e respeito pela dignidade humana.

O empoderamento das mulheres não é apenas uma questão de justiça em termos de igualdade de oportunidades, mas também de expansão das capacidades dos recursos humanos. Com um maior envolvimento das mulheres, novos processos sociais e econômicos podem ser promovidos: vários agentes de desenvolvimento abrem novos horizontes para o próprio desenvolvimento. Um sistema que exclui as mulheres e todos os grupos sociais vulnerabilizados não é apenas um sistema “injusto”, mas também “ineficaz”, porque não maximiza a sua capacidade de promover o desenvolvimento humano integral.

Com a pandemia, a sociedade e as instituições redescobriram o valor de cuidar das pessoas como pilar de segurança e coesão social e o compromisso com o cuidado da casa comum para mitigar os efeitos adversos das mudanças climáticas e da degradação ambiental, que afetam principalmente os mais pobres, e eliminar suas causas.

A força do cuidado é único caminho possível para contrastar o tráfico de pessoas e todas as formas de exploração.

Roma, 2 de Dezembro de 2021

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77