Dia Mundial da Missões e o Mês Missionário

Por Pe. Maurício Jardim*

Memória histórica da animação missionária realizada durante o mês de outubro, no Brasil e no mundo.

Em 1926, o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial das Missões, celebrado anualmente no penúltimo domingo do mês de outubro. Após quarenta e seis anos, em 1972, o Brasil começa, não apenas a celebrar um dia, mas um mês inteiro para despertar, em medida maior, a consciência da missão ad gentes por meio da Campanha Missionária Nacional.

O nome Campanha não se reduz à coleta do penúltimo final de semana de outubro. Campanha diz respeito à animação do mês missionário com oração, testemunho de missionários (as) ad gentes e ajuda material para despertar a consciência da missão universal. A oração, primeira obra missionária, é intensificada no mês de outubro com a novena missionária, a oração dos fiéis nas missas do final de semana, e o santinho trazendo a oração missionária.

Os Papas, desde 1963, escrevem uma mensagem para motivar o Dia Mundial das Missões, dando norte à produção de subsídios que animam a Campanha Missionária. De acordo com São João Paulo II: “O Dia Mundial das Missões, orientado à sensibilização para a questão missionária, mas também para a coleta de fundos, constitui momento importante na vida da Igreja, porque ensina como dar a contribuição: na celebração eucarística, ou seja, como oferta a Deus, e para todas as missões do mundo” (Redemptoris Missio, 81).

“O Dia visa, sobretudo, a formação da consciência missionária no seio de todo o Povo de Deus, tanto dos indivíduos quanto das comunidades, o cultivo das vocações missionárias, o progressivo crescimento da cooperação, espiritual e material, a atividade missionária em toda a sua dimensão eclesial. […] Foi precisamente a difusão no seio do Povo de Deus da doutrina sobre o universalismo missionário a primeira e mais importante finalidade dada a esse Dia” (Paulo VI, Mensagem para o Dia Mundial das Missões, 1976).

“Celebrar o Dia Mundial das Missões significa também reiterar que a oração, a reflexão e a ajuda material das vossas ofertas são oportunidades para participar ativamente na missão de Jesus na sua Igreja. A caridade manifestada nas coletas das celebrações litúrgicas do terceiro domingo de outubro tem por objetivo sustentar o trabalho missionário, realizado em meu nome pelas Obras Missionárias Pontifícias, que acodem às necessidades espirituais e materiais dos povos e das Igrejas de todo o mundo para a salvação de todos” (Francisco, Mensagem para o Dia Mundial das Missões, 2020).

No Brasil, o idealizador do Mês Missionário foi o Pe. Gaetano Maiello, PIME. Ele nasceu em Bolzano (Itália), em 6 de fevereiro de 1929. Foi ordenado sacerdote em Nápoles, em 1951. Durante os anos de 1951 a 1959, atuou como secretário de Pe. Paulo Manna (bem-aventurado e fundador da Pontifícia União Missionária). Atuou por 25 anos no Brasil, sendo 14 anos como missionário em Macapá-AP. Regressou à Itália por um tempo, retornando ao Brasil em 1972, onde ficou até 1984. Trabalhou nas Pontifícias Obras Missionárias, primeiro como secretário (1973-1976) e depois, como primeiro Diretor Nacional (1976-1983), quando as quatro Obras foram unificadas em uma única instituição, e a sede nacional foi transferida para Brasília-DF (1978).

É importante registrar que 1972 é marcadamente o ano missionário no Brasil. Ano em que foi aprovada a ideia de um mês missionário, a criação do Conselho Missionário Nacional (COMINA) e a criação do projeto Igrejas-irmãs da CNBB. Numa reunião na CNBB, dia 7 de agosto de 1972, na presença do cardeal Agnelo Rossi, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Pe. Maiello apresentou proposta detalhada de renovação da pastoral missionária da Igreja no Brasil. A primeira iniciativa concreta foi a organização de um novo programa de celebração do Dia Mundial das Missões, inserido dentro da celebração do Mês Missionário, com materiais audiovisuais e outros subsídios para favorecer a Animação Missionária.

Desde então, as Pontifícias Obras Missionárias organizam a Campanha Missionária, realizada sempre no mês de outubro. Colaboram nessa ação a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA).

Neste ano, o tema do Mês Missionário é “Jesus Cristo é missão”, inspirado no lema do Dia Mundial das Missões “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20). Na animação da Campanha Missionária deste ano, evidenciamos o testemunho de missionários e missionárias da compaixão e da esperança. São pessoas anônimas que estão na linha de frente no combate à pandemia: profissionais da saúde, famílias enlutadas, educadores e tantos agentes de pastoral, testemunhos de esperança, que não ficaram indiferentes diante dos gritos por compaixão.

Como gesto concreto, em todas as Igrejas do mundo realiza-se, nos dias 23 e 24 de outubro, a coleta destinada de forma integral para a missão da compaixão. Dos recursos coletados, 80% deles são enviados à Congregação para Evangelização dos Povos, que faz circular um fundo universal de caridade, mantendo 1050 dioceses nas periferias mais necessitadas do mundo. A outra parte, os 20% que ficam no Brasil, mantém os trabalhos das Pontifícias Obras Missionárias que são uma rede mundial de oração e caridade a serviço do Papa e da Missão nas Igrejas locais.

É no envolvimento de todas as forças vivas da Igreja que se articula toda a Campanha Missionária nas Igrejas locais e nas paróquias, efetivada por meio dos Conselhos Missionários Diocesanos e Paroquiais (COMIDIs e COMIPAs). O COMIDI se responsabiliza por animar o mês de outubro na Arqui(diocese) ou prelazia, receber os materiais e fazer chegar, em todas as paróquias, o cartaz, os santinhos, os envelopes, as novenas e as mensagens do Papa.

Para incentivar esse envolvimento, sugerimos fazer o lançamento da Campanha Missionária no âmbito diocesano, com reflexões sobre a temática em missa de abertura do Mês Missionário. É importante ainda fazer publicar notícias em redes sociais e mídia em geral, com divulgação dos testemunhos missionários da novena ou de exemplos locais. No âmbito nacional, ocorre a solenidade de abertura da Campanha Missionária realizada no Santuário de Aparecida.

Que São Francisco Xavier e Santa Teresinha, padroeiros da missão, sejam inspiração para sermos missionários e missionárias da compaixão e da esperança.

* Diretor das POM no Brasil

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77