Curso Missão Ad Gentes do CCM acontece neste mês de maio

O Centro Cultural Missionário da CNBB abriu inscrições para o Curso Missão Ad Gentes, que acontece de 24 a 28 de maio de 2021. O curso visa oferecer uma formação específica a leigos e leigas, religiosos e religiosas, catequistas, seminaristas, diáconos e presbíteros engajados na animação e na pastoral missionária.

Inscrições podem ser feitas no site do CCM

Objetivos:
– Qualificar e capacitar agentes de pastoral para a ação e a animação missionária em suas respectivas comunidades, dioceses e projetos missionários.
– Aprofundar a compreensão e a evolução da missão na história, a visão dos desafios missionários hoje, os fundamentos bíblicos e teológicos;
– Aprender a redescobrir, cultivar e assumir a dimensão universal da missão, como discípulas e discípulos missionários sem fronteiras (cf. DAp 376);
– Proporcionar, através do estudo, da reflexão e do debate, momentos de discernimento participativo, de revigoramento teológico-espiritual e de atualização sobre os caminhos da Igreja missionária.

Modalidade:
O Centro Cultural Missionário promoverá esse curso na modalidade on-line através da interação dos participantes com os assessores durante cinco dias das 19h30 às 21h00, com leitura, estudo e aprofundamento de textos.

Assessores:
Pe. Estêvão Raschietti – É missionário Xaveriano. É graduado em teologia pelo Instituto Teológico Xaveriano filiado à Pontificia Universide Urbaniana, mestre em Teologia Dogmática com concentração em Missilogia pela Faculdade N. da Assunção-SP, doutor em Teologia com concentração em Teologia Sistemático-Pastoral pela PUC-PR. Atualmente é diretor do Centro Cultural Conforti de Curitiba.

Pe. Joachim Andrade – É Missionário da Congregação do Verbo Divino. É Doutor em Ciências da Religião, possui pós-doutorado em Teologia/Missiologia. Mestre em Antropologia Social. É professor na PUC-PR, nas faculdades Clarentiana e Vicentina em Curitiba.

Conteúdo Programático:
24/05- Dimensão bíblica – Origens e significado da missão ad gentes: fontes bíblicas da missão como “mãe” da Igreja em saída. – Pe. Estêvão Raschietti

25/05- Dimensão histórica – Modelos e paradigmas históricos e antropológicos da missão ad gentes ao longo dos tempos. – Pe. Joachim Andrade

26/05- Dimensão teológica – A missão hoje: uma abordagem teológica. Uma nova compreensão de missão a partir do Vaticano II até Francisco. – Pe. Estêvão Raschietti

27/05- Dimensão pastoral – A missão hoje: uma abordagem pastoral. Elementos para uma animação missionária e uma pastoral missionária. ­ – Pe. Estêvão e Pe. Joachim.

28/05- Dimensão espiritual – Espiritualidade missionária em perspectiva contextualmente universal e decolonial. – Pe. Joachim Andrade.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

4 respostas

  1. Ola sou Irmã Maria Lucia, pertenço a Congregação das Irmãs da Divina Vontade.
    Como fazer para participar deste curso de formação.
    Estou com transferência para uma nova missão na Ásia em Timor Leste. Só estou aguardando reabrir a fronteira para vôo, deveria ter ido em fevereiro.

  2. Boa noite .sou Irmã Anabela da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora da Vitórias .não estou conseguindo mi inscrever

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados