Curso de Missiologia reúne alunos do Cone Sul na Argentina

Aprofundar o compromisso com a missão universal da Igreja por meio da reflexão e partilha de experiências. Este é o objetivo do curso oferecido pelo Centro de Missiologia São João Paulo II, sob a responsabilidade da Pontifícia União Missionária da Argentina.

Realizado em três módulos, a 35º edição do Curso de Missiologia aconteceu entre os dias 09 e 27 de janeiro, em Buenos Aires, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), com a participação de 19 alunos da Argentina, Chile, Brasil e Bolívia.

Argentina curso (1)Do Brasil frequentaram o curso, a secretária nacional da IAM, irmã Patrícia Souza e o secretário da Obra da Propagação da Fé, padre Badacer Neto. Participaram também o padre Rodrigo Schüler de Souza, da diocese de Osório (RS) e os seminaristas Lucas André Stein, da diocese de Erexim (RS) e José Adielmo Rodrigues Fraga, da diocese de Estância (SE).

Padre Rodrigo Schüler de Souza é coordenador do Conselho Missionário (Comidi) da diocese de Osório (RS) e já esteve na missão em Moçambique. Ele relatou que o curso lhe fez pensar em dois valores: “somos todos irmãos e irmãs com desafios e esperanças que se tornam compartilhadas, e que a vocação missionária é essencialmente motor da evangelização”. Padre Rodrigo destaca ainda, o grande número de jovens no curso. “Em todos eles se via o brilho no olhar, as partilhas eram carregadas de fortes experiências, de pessoas engajadas e comprometidas com suas comunidades. A maioria eram leigos e jovens. Isso me surpreendeu, me animou”. Sobre o conteúdo chamou atenção o tema da espiritualidade missionária e a relação entre liturgia e missão. “O que fica é a experiência de intercambio e partilha de vida, conhecer um ambiente novo, um contexto eclesial diferente e sintonia missionária como povo latino-americano desafiado para uma Igreja em saída”, comentou o missionário.

Padre Badacer Neto também já trabalhou em Moçambique. Ele fez a primeira etapa do curso e valorizou a troca de experiência entre as pessoas de diferentes nacionalidades.  “A missão provoca esse encontro e os conteúdos do curso me ajudaram a fortalecer a convicção de Argentina curso (2)que somos instrumentos nas mãos de Deus. A missão é dele e é Ele que favorece esses encontros”. Entre as aulas o grupo esteve numa comunidade na periferia de Moreno, cidade na Província de Buenos Aires, onde vivem muitos paraguaios. Lá os cursistas visitaram o Lar dos idosos, as famílias e enfermos da comunidade. Outro momento marcante foi a peregrinação ao Santuário Nacional de Nossa Senhora de Luján, Padroeira da Argentina. “O ambiente no Santuário é de muita beleza e revela uma profunda religiosidade popular”, relatou padre Badacer.

Já o seminarista Lucas Stein fez a segunda etapa do curso e este ano, mais acostumado com o espanhol e tendo amizade com a maioria dos participantes, o seu envolvimento com as atividades foi mais tranquilo. Das disciplinas estudadas ele gostou muito da Fundamentação Teológica da Missão e da Liturgia e Missão. “Estudamos sobre a inculturação da liturgia, um tema muito relevante para a ação evangelizadora da Igreja. Espero que este curso me ajude a desempenhar bem a missão à qual me disponho, seja na nossa Igreja diocesana ou em outro local, onde houver necessidade”, complementou Lucas.

argentina missioSobre o conteúdo do curso, o seminarista José Adielmo Rodrigues Fraga, destacou que “a missão vem de Deus. É Ele que chama e envia, por isso a missão deve corresponder sempre a sua vontade. Somente em comunhão com Deus e no encontro com Jesus Cristo é que aprendemos de fato o ser e o agir missionário, o lugar em que devemos estar”. Na animação missionária, “a pastoral e as POM têm a missão de estar a serviço da Igreja na formação do discípulo missionário para uma ‘Igreja em saída’. Na tarefa de anunciar o Evangelho é preciso olhar a realidade globalizada, os sinais dos tempos e darmos uma resposta missionária”, avalia o seminarista.

O curso é realizado por meio da Pontifícia Universidade Católica da Argentina, em parceria com a Urbaniana de Roma e as POM. Para Victorina Ramos, coordenadora do Centro de Missiologia São João Paulo II, “é animador ver jovens com tanta disposição e entrega generosa na missão. A participação no curso gera projetos de acordo com a realidade das suas paróquias e dioceses”.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77