CRB divulga Nota em apoio à greve de fome contra reforma da Previdência

“Denunciar o desmonte da Previdência, bem como a mentira de que os trabalhadores rurais estariam fora da Reforma da Previdência, como havia anunciado o relator da proposta”. Com este objetivo, o frade franciscano, Sérgio Görgen, e representantes do Movimento de Pequenos Agricultores, Josi Costa e Leila Denise, fazem Greve de Fome em Brasília (DF). A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), por meio de sua presidente, Irmã Maria Inês V. Ribeiro, divulga nota de solidariedade aos grevistas. Confira a nota na íntegra.

Nota de Solidariedade

Continuamos a ser surpreendidos/as com notícias cada vez mais desagradáveis e tristes contra os direitos humanos, em nosso país, campeão na violação dos direitos fundamentais do ser humano, particularmente dos mais pobres e vulneráveis. Uma dessas, já tão divulgada nos meios sociais, é a reforma da Previdência que despertou a iniciativa de irmão e irmãs nossas à uma greve de fome!

Em nome de mais de 300 mil famílias camponesas de todo o Brasil, Frei Sérgio Görgen – frade franciscano, Josi Costa e Leila Denise – membros do Movimento de Pequenos Agricultores – estão em Greve de Fome, há 4 dias.

img_trabalhadores-rurais_greve-de-fome-contra-a-reforma-da-previdenciaA Greve de Fome, afirma Leila “significa que alguns passarão fome por alguns dias para evitar que muitos milhões de brasileiros e brasileiras passem fome uma vida inteira”.

De acordo com os três grevistas, o objetivo desta ação “é denunciar o desmonte da Previdência, bem como a mentira de que os trabalhadores rurais estariam fora da Reforma da Previdência, como havia anunciado o relator da proposta, Arthur Maia” e, acrescentam: “sabemos do desafio que nos é imposto à privação de nos alimentarmos, mas visto o nível de retirada de direitos que se encontra, é uma das ações que estamos dispostos a fazer para contribuir com a derrocada dessa Reforma”. Essa greve, em última instância, tem por objetivo, afirmam: “evitar o grande prejuízo, caso a Reforma da Previdência seja aprovada, o que converterá em uma tragédia social”.

O projeto de Emenda Constitucional (PEC 287/2016), do Executivo, depois de tramitar por um ano e oferecer um acervo completo de sacrifícios à Previdência Social (RGPS-INSS), novas obrigações à Previdência dos Servidores Públicos e privilégios financeiros à Previdência Complementar Privada, recuou parcialmente na primeira parte, para tentar passar à segunda, a toque de caixa. Mas, a Previdência Social no formato atual do texto que se pretende votar neste final de ano, não está isenta de malignidades para os segurados do INSS. Reduz-se fortemente o valor dos benefícios a serem pagos, comparativamente aos atuais, exceto apenas o benefício do salário mínimo (o RGPS paga benefícios de um salário mínimo até 5.536,00 reais), que ficam limitados a 60% do salário médio de contribuição para efeito de pagamento de benefício, quando atualmente essa regra é de 85%.

a784438e13c7b079f3e29a20194e70d4O formato da “reforma” e seu caráter privatista, em presença de uma legislação trabalhista que aumenta a rotatividade do trabalho, reduz salários e tempos de contribuição registrados na Previdência, é parte e peça de um enredo de malignidades na política social, que mesmo mitigada por conta da pressão popular, ainda contem algumas células malignas, fatais a uma vida social digna. O formato atual da PEC, de ampliação dos privilégios à Previdência Complementar, não merece nenhuma urgência, sequer aprovação. A amputação de direitos básicos no âmbito do INSS é escárnio, face ao já muito restrito campo dos direitos básicos. Numa visão de cidadania, o melhor caminho é dizer não, ainda mais a um proponente totalmente inconfiável – governo Temer e sua base parlamentar.

Face a essa realidade, a Conferência dos Religiosos e Religiosas do Brasil, como consagrados e consagradas a serviço da vida, unimo-nos ao Frei Sérgio Görgen, Josi Costa, Leila Denise com pleno apoio à causa pois acreditamos que a “paz é fruto da justiça” (cf. Is 32,17) e insistentemente lutamos por um mundo mais humano, justo e fraterno.

Neste precioso tempo de Advento,confirmamos nossa Esperança em Jesus, Deus Conosco, que quer “vida em abundância para todos” (cf. Jo 10,10). Só assim podemos dizer a TODOS/AS: Feliz Natal!

Brasília, 08 de dezembro de 2017.

Irmã Maria Inês V. Ribeiro, presidente da CRB Nacional

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77