Corresponsabilidade e subsidiariedade

por Jaime Spengler *

Nossa sociedade passa por transformações que exigem reflexão e opções pastorais para que a Igreja continue realizando sua missão salvífica. “A Igreja é, na humanidade e no mundo, o sacramento do amor de Deus e, por isso mesmo, da esperança maior, que ativa e sustém todo autêntico projeto e empenho de libertação e promoção humana. (…) Ela é ministra de salvação, não só em abstrato ou em sentido meramente espiritual, mas no contexto da história e do mundo em que o ser humano vive, onde o alcançam o amor de Deus e a vocação a corresponder ao projeto de Deus” (Compêndio da Doutrina Social da Igreja, 45).

As transformações da sociedade atingem a todos: os avanços tecnológicos, o fenômeno da globalização, a instabilidade e fragilidade dos critérios e dos valores, a submissão da esfera política aos interesses de grupos econômicos, o consumismo insaciável, o crescente individualismo satisfeito no seu bem-estar, a degradação do planeta, os fanatismos e radicalismos, o fundamentalismo religioso, a violência, o desemprego, o desrespeito pela sã tradição, o vilipêndio dos símbolos religiosos. O Estado tem a obrigação de garantir que cada um, no convívio social, possa viver suas próprias convicções, além de promover e garantir a paz e a justiça.

04 Cooperatives 355-abConceitos indiscutíveis como os de autonomia, individualidade, emancipação, direitos humanos e solidariedade garantem um acordo humano básico e promovem o convívio numa sociedade de direito. Eles encontram suas bases na cultura greco-latina e judaico-cristã. O respeito, a defesa e a promoção da dignidade da pessoa pressupõem o cuidado da família, dos grupos, das associações, das expressões agregativas de tipo econômico, social, cultural, desportivo, recreativo, profissional, político, também religioso.

O princípio de subsidiariedade deve orientar as decisões do Estado, “protegendo as pessoas dos abusos das instâncias sociais superiores e solicitando estas últimas a ajudarem os indivíduos e os corpos intermédios a desempenhar as próprias funções. Este princípio impõe-se porque cada pessoa, família e corpo intermédio tem algo de original para oferecer à comunidade” (idem).

O propagado laicismo do Estado ignora que o impulso pela democracia nasceu na humanidade por inspiração cristã, que atuou como fermento da vida social e política dos povos (J. Maritain). O estado de espírito democrático encontra suas raízes na tradição cristã. O Estado deve “agir no respeito das legítimas liberdades dos indivíduos, das famílias e dos grupos subsidiários, criando deste modo as condições exigidas para que o ser humano possa obter seu bem verdadeiro e integral, inclusive o seu objetivo espiritual” (Ratzinger).

O laicismo militante ignora o papel da tradição cristã na constituição da base cultural comum dos estados democráticos de direito. Esquece que a atividade política pressupõe ideias, representações, expectativas e valores.

No contexto de uma sociedade pluralista e democrática, a Igreja participa dos debates, buscando a formação de um consenso básico, imprescindível para o desenvolvimento de uma autêntica democracia. Ela não pode agir de forma simplista, ingênua, moralizante! Urge superar a distinção entre uma ética laica e uma ética religiosa.

Neste momento difícil da história nacional, em que tantas pessoas parecem ter perdido a esperança num futuro melhor por causa dos enormes problemas sociais e de uma escandalosa corrupção, os discípulos do Crucificado-Ressuscitado, a partir do Evangelho, são chamados a ser sinais de esperança, colaboradores na construção de uma sociedade mais justa e fraterna para todos.

* Dom Jaime Spengler é arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS) e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77