Corrente Solidária destina doação aos povos indígenas do Vale do Javari

O projeto Corrente Solidária, ação realizada pela Pontifícia Obra da Propagação da Fé, realizou a doação de R$ 11.886,50 aos povos indígenas do Vale do Javari, no Amazonas. Localizado no extremo oeste do estado do Amazonas, o Vale do Javari possui 8,5 milhões de hectares de floresta equatorial.

O recolhimento da ajuda iniciou em julho deste ano e no dia 25 de agosto foram destinados os recursos para a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari – UNIVAJA, entidade civil sem fins lucrativos, com sede na cidade de Atalaia do Norte (AM).

Segundo Pe. Badacer Neto, secretário da Obra da Propagação da Fé, a Corrente Solidária é o ponto alto do exercício mensal da solidariedade concreta vivida durante o ano pelos jovens missionários. “Neste momento o fruto do sacrifício como cooperação missionária, e expresso em gesto de solidariedade concreta, é realizado na destinação dessa ajuda a uma realidade sofrida de nosso povo e da Igreja. Essa doação é fruto da solidariedade dos grupos da Juventude Missionária do Brasil, bem como, de iniciativas das Famílias Missionárias. Nossa gratidão pelo testemunho missionário, mesmo em tempo de sofrimento e dor que a pandemia nos impôs”, lembrou Pe. Badacer.

Terra Indígena do Vale do Javarimapa (1)
O Vale do Javari é um território habitado pelos diversos povos, muitos dos quais ainda vivem em isolamento voluntário. É uma reserva homologada pela União em 2001. A Terra Indígena do Vale do Javari é a segunda maior reserva indígena do país que concentra os recursos naturais ainda intacta.

O cenário de extermínio de alguns grupos étnicos é um fator de alerta para o mundo. A resistência por preservar seus territórios tem sido motivo de mortes, principalmente onde há concentração de madeiras, principal alvo dos extratores ilegais. Também a contaminação de doenças virais como a gripe tem sido causa de mortes.

A UNIVAJA tem o comprometimento de trabalhar nas bases e no território do Vale do Javari na articulação dos povos indígenas e suas comunidades na defesa de direitos. Ao todo, são beneficiadas 54 aldeias, formando um total de 1.006 famílias.

A entidade está ligada em sua base às seguintes organizações: Associação de Desenvolvimento Comunitário do Alto Rio Curuçá – ASDEC; Associação Indígena Kulina do Vale do Javari – AIKUVAJA; Associação Indígena Matis – AIMA; Associação Kanamary do Vale do Javari – AKAVAJA; Associação Marubo de São Sebastião – AMAS; Associação Mayuruna do Alto Jaquirana – AMAJA; Organização das Aldeias Marubo do Rio Ituí – OAMI; e Organização Geral dos Mayuruna – OGM.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor