Conversão de Paulina Jaricot

Padre Jean Würtz, que teve um lugar importante na vida de Paulina, aparece como um pregador apreciado na paróquia de Saint-Nizier e talvez socialmente atencioso e comprometido. Ele consegue salvar um jovem oficial que, por um pequeno crime militar, é condenado à morte. No dia marcado para a execução, o padre dirige-se ao general: “Graça! Graça… em nome de Deus e de uma mãe!” O general disse: “Santo sacerdote, agora que a lição foi ensinada, a justiça e a misericórdia podem ser abraçadas”. O padre leva o filho de volta aos braços da mãe. Jean Würtz parece representar todas as aspirações religiosas que Paulina mantém em segredo. Sua reputação como confessor da fé e da caridade não demorou muito para se desenvolver. Os sermões da Quaresma atraem a atenção dos habitantes de Lyon e as mulheres da família Jaricot, presentes nestas reuniões, tirarão deles o maior proveito.

Jean Würtz aparece sobretudo a quem o aborda como uma personagem de rosto suave e austero, que, segundo alguns, sabe chamar a atenção do seu público pela sua simplicidade e doçura evangélica. Ao oferecer uma reflexão sobre os perigos e ilusões da vaidade, Paulina se sente desafiada, comovida. Ele escuta com atenção, sem perder uma sílaba, mal ousando respirar, ao que parece, reconhecendo-se em cada linha da pintura, levando para si cada censura e conselho. No final da celebração, Paulina encontra o padre, pede-lhe que lhe explique o significado de “vaidade culpada”. Após as explicações do Padre Würtz, ela pede que ele ouça sua confissão, pois seu sermão a comoveu e a perturbou. Ele confessa ao padre seus erros, suas lutas, seus arrependimentos, suas melhores aspirações. Ela sai radiante, mesmo chorando. Num dos dias seguintes, ela fará uma “confissão geral”, como escreve no seu diário, pedindo ao Espírito Santo que a ilumine e a proteja de todas as ilusões. Ela tremia em todos os seus membros enquanto caminhava para o confessionário, “mas a maneira como eles me receberam me fez ver como eu estava errado em tremer …” (David Lathoud dos Augustins de l’Assomption, Marie- Pauline Jaricot. 1 O segredo das origens da Propagação da Fé, Paris, Maison de la Bonne Presse, 1937, p. 58). Esta grande conversão de 1816 marcará a vida de Paulina: ela está como se libertada da rede que a imobilizava e pronta para se levantar, para voar como a cotovia do paraíso. Ela encontrou o guia que procurava há tanto tempo. Decidiu empreender o caminho da renúncia absoluta e da luta incessante contra tudo o que se opõe à irradiação da fé. Ela opta por novas regras de vida. A paixão pelo desapego a invadiu; queime canções leves e romances frívolos.

Paulina opta por cuidar dos enfermos incuráveis ​​e neste serviço encontra a alegria de se entregar totalmente a Deus. Ela muda de roupa e não atende mais às demandas da última moda. Seu pai alarmado intervém e a proíbe de dar suas roupas aos pobres sem sua permissão.

Esta jovem Jaricot é louca? Devemos ter cuidado com Jean Würtz? Paulina Marie Jaricot volta para uma nova vida, decide lutar contra suas paixões e uma transformação interior ocorre nela; decide vestir-se simplesmente como o trabalhador pobre em quem percebeu sofrimento. “As vestimentas de seda mosqueada deram lugar a um vestido roxo simples, e ela substituiu seus sapatos por sandálias de couro” (ver Irmã Cecilia Giacovelli, Pauline Jaricot, Roma, Pontificia Opera della propagazione della Fede, 1999, traduzido do italiano, Paris, Mame 2005, p. 64). Ele quer vender seus tesouros para distribuir o valor entre os pobres. Ela prefere perder de vista os velhos amigos, porque eles correm o risco de tentar desviá-la do caminho da conversão. Um objetivo a motiva agora: fazer amigos entre os pobres. É lá, entre as classes mais humildes, que Jesus Cristo encontra muitos fiéis. É no meio deles que Paulina percebe como seu passado mundano a conduziu pelo que ela agora vê como a queda em uma vida de pecado, hipocrisia e escândalos de todos os tipos.

De fato, Paulina se entrega a Jesus, a quem quer servir, participando da evangelização. Ele pede desculpas à família por seus maus exemplos: “Um dia, quando minha família se reuniu, pedi desculpas a todos e ao mesmo tempo declaro minha determinação inabalável de renunciar aos prazeres e sentimentos deste mundo:” Que nenhum de vocês seja meu futuro assuntos, acrescentei, de agora em diante Jesus Cristo será meu tudo. “(David Lathoud dos Agostinianos da Assunção, Marie-Pauline Jaricot. 1. O segredo das origens da Propagação da Fé, op. Cit., P. 62-63)” Eu me levantarei, disse então: e como o centro da minha paz para o tempo e para a eternidade está somente em Deus, irei e me jogarei a seus pés. Sim, irei para o meu pai e reconciliar-me com ele; não será apenas por alguns dias; uma vez que eu tenha retornado à sua graça, nunca a deixarei. Voltarei a ele sem compartilhar, sem reservas e me submeterei para sempre a qualquer que seja a guia que Ele me deu ordens para fazer… O desejo imenso de amar, a sede consumidora de possuir meu Deus também me fez querer agir para sua glória… Queria contribuir para a glória da Igreja… Nunca me senti atraída pela vida celestial das freiras… Fui ver as cerimônias de fazer o hábito: uma força irresistível para mim estava levando com alegria para fora deste santo asilo e parecia gritar comigo apesar de tudo: não é lá onde você deveria se consagrar a Jesus Cristo… Eu finalmente fiz o voto irrevogável (de castidade) que fixou todos os movimentos do meu coração… Orgulhoso da minha felicidade… Repeti-me transportado: sou a noiva de Jesus Cristo! (Ver J. Servel, Another face, op. Cit., P. 96-97). Foi em Fourvière, na noite de Natal de 1816, que Paulina fez o voto de virgindade perpétua. Aos 17 anos, Paulina estava profundamente envolvida na Missão, aprendendo sobre as necessidades dos missionários e encontrando maneiras de apoiá-los.

Outras notícias