Conselho Missionário Nacional realiza assembleia em Brasília

A Igreja do Brasil se encontra entre os dias 11 e 14 de agosto, na sede das Pontifícias Obras Missionárias em Brasília, para aprofundar a sua essência missionária durante a 37ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional (COMINA). A assembleia reúne bispos, padres, religiosas, leigos e leigas que compõem os Conselhos Missionários Regionais (COMIRE), membros da Comissão Missionária da CNBB, da Comissão para a Amazônia, diretor e secretários das Pontifícias Obras Missionárias, representantes das Instituições e Organismos Missionários membros do COMINA.

Neste ano, o encontro propõe aprofundar os conceitos missionários, buscando uma melhor efetividade da animação missionária nas dioceses. Haverá espaço para que os participantes discutam a atualização do Regulamento do COMINA, bem como a avaliação do Programa Missionário Nacional, oportunizando que os representantes dos grupos de trabalho apresentem os passos concretos realizados. Também estarão em pauta os Congressos Missionários Americano, Nacional e Regionais, o incentivo da formação missionária do Centro Cultural Missionário e a animação das Campanhas Missionárias, que neste ano celebram 50 anos de história.

Pe. Edivandro Frare, da Diocese de Chapecó (SC) e coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE) do Regional Sul 4, destaca a importância dos encontros presenciais com lideranças missionárias de todo o Brasil. “Esse encontro do Conselho Missionário Nacional nos ajuda a aprofundar aqueles aspectos que são essenciais para a animação missionária. Percebemos que não estamos sozinhos no caminho da missão, são muitas as mãos e corações que colaboram com a caminhada missionária da Igreja. Em segundo lugar, nos ajuda a criar uma unidade naquilo que vamos aprofundando, na dimensão da linguagem e também dos encaminhamentos aqui feitos. A troca de experiências nos torna fortalecidos para sermos animadores da missão em nossos regionais. Esses encontros presenciais, além de fortalecerem na amizade e na convivência, nos ajudam a aprofundar bons encaminhamentos para a vivência da missão”, destacou Pe. Edivandro.

Renan Rosário colabora com o COMIRE do Regional Norte 2, dos Estados do Pará e Amapá, e lembra a contribuição dos regionais neste espaço nacional. “Penso que a Assembleia do COMINA, enquanto oportunidade de reunir as forças que já atuam em cada regional, tem em sua importância a oportunidade de estreitar o diálogo. Neste contexto de pós-vacina, a missão encontrou mecanismos e formas de continuar atuando. Esse momento de reencontro presencial nos ajuda a perceber como isso está se dando agora nesta nova caminhada, em que os organismos estão se reestruturando. Tão importante quanto falar da incidência que o encontro realiza nos regionais é também perceber aquilo que os regionais estão trazendo de novo. A presença da Igreja se reestruturou e isso trouxe novos olhares. Isso ajuda a olharmos de uma forma mais sensível para a presença dos leigos e da juventude nestes espaços, contribuindo para a sinodalidade das ações, conforme o Papa Francisco tem nos auxiliado a refletir”, falou o secretário do COMIRE.

Representando o Regional Sul 3, a jornalista Victória Holzbach destacou que o encontro celebra o Ano Jubilar Missionário. “Esta Assembleia do COMINA tem um tom ainda mais especial em 2022. Além do reencontro, depois deste tempo de tantas reuniões online, vivemos a celebração do Ano Jubilar Missionário. Celebramos a nossa história, a nossa missão, os nossos projetos ad gentes e reconhecemos uma Igreja em abertura missionária. Entretanto, nos reunimos também para rever nossos passos e seguir o desafio de implantação e vivência do Programa Missionário Nacional em toda a Igreja no Brasil, em cada comunidade, paróquia, diocese. O certo é que quando caminhos juntos, vamos mais fortes e esta assembleia reforça não só a missão individual de cada um e cada uma de missionário(a) e animador da missão mas também o nosso compromisso coletivo enquanto Conselho Missionário Nacional”, lembrou a coordenadora do COMIRE.

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados