Conselho Missionário Nacional (COMINA) realiza ciclo de encontros virtuais

O Conselho Missionário Nacional (COMINA) promoveu duas grandes atividades, em vista da animação missionária da Igreja no Brasil. A primeira atividade aconteceu na noite do dia 31 de julho, com a formação virtual “Assembleia Eclesial e a missionariedade a partir de Aparecida”, assessorada pelo prof. Pe. Agenor Briguenti. O objetivo era motivar para uma maior participação no processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe.

Nos dias 3 e 5 de agosto, foi realizada a segunda atividade, reunindo os Grupos de Trabalhos (GTs) das prioridades do Programa Missionário Nacional, sendo eles Formação, Animação, Ad Gentes e Compromisso Profético Social. Dois novos GTs foram criados, sendo Sustentabilidade e Missões Populares. A função dos GTs é tornar realidade essas prioridades através da realização de planos de ação.

Dom Odelir José Magri, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, fala sobre a importância deste processo de construção missionária. “Toda essa realidade mostra a riqueza e a força do caminho que vamos trilhando como Igreja no Brasil, nesta busca sempre por uma maior tomada de consciência da identidade missionária da Igreja e justamente os aspectos programáticos daquilo que vai sendo realizado, para que aconteça na prática da vida do dia a dia. Esse momento trouxe presente os frutos do caminho que vai sendo feito com a riqueza de muita gente envolvida, em uma Igreja em estado permanente e contínuo de missão e que envolve a todos”, destacou Dom Odelir.

Pe. Daniel Rocchetti, assessor da comissão missionária da CNBB, destaca a atuação dos GTs que envolveram lideranças de todo o Brasil. “Percebemos que o processo sinodal vai se realizando nesse setor missionário da Igreja. Nós nunca fazemos o trabalho individualmente. O trabalho missionário nasce através da cooperação de todas as forças missionárias, seja na construção e na aplicação dos programas, das prioridades e dos projetos. Podemos ver nesses dias o quanto estamos em sintonia com o Papa Francisco quando ele nos pede uma Igreja dialogal, tanto pra fora, quanto pra dentro, onde todos podem falar e serem ouvidos para que a missão se realize de forma mais autêntica”, lembrou Pe. Daniel.

Pe. Maurício Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias, destaca que os encontros colaboram para redescobrir a natureza missionária da Igreja. “Estamos recebendo as contribuições de todos que participam desse encontro nacional promovido pelo COMINA e vamos dar continuidade para por em prática todas essas conclusões, prioridades e projetos que o Programa Missionário Nacional tem apontado para os próximos anos. É um momento muito inspirador para que a Igreja redescubra a sua natureza missionária. As Pontifícias Obras Missionárias estão dentro deste caminho da animação e da cooperação missionária”, finalizou o diretor das POM.

Ouça o Boletim POM desta semana:

 

Outras notícias