Conselho Missionário de Seminaristas prepara Assembleia Nacional

A coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE) e as Pontifícias Obras Missionárias divulgaram nesta semana a carta convite para a 2ª Assembleia Nacional de coordenadores regionais dos COMISEs. Será realizada de forma virtual nos dias 16 a 18 de abril de 2021.

Além de ser um espaço para avaliar a caminhada realiza até então, a Assembleia também irá eleger a nova coordenação nacional dos COMISEs e definir o Plano Trienal de Animação e Ação dos COMISEs 2021-2023.

Confira a carta na íntegra:

 

Brasília, 15 de março 2021

“Assinalamos com alegria o surgimento dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE) em muitas casas de formação presbiteral pelo Brasil afora; o objetivo desta articulação é garantir uma formação missionária aos candidatos ao ministério ordenado, através de iniciativas específicas de animação e engajamento, de modo que «não exista um só clérigo em que não arda este sagrado fogo de caridade pelo apostolado missionário»” (Estudos da CNBB 108, Missão e cooperação missionária, 34).

Caro seminarista, coordenador regional de COMISE

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a coordenação nacional dos COMISEs têm a alegria de convocar a 2ª Assembleia Nacional de coordenadores regionais dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs).

A Assembleia acontecerá, de forma virtual, nos dias de 16 a 18 de abril de 2021.

Conforme o artigo 28º do Regimento Interno do COMISE, da Assembleia Nacional dos COMISEs participam, de direito, os coordenadores regionais, o diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), o secretário nacional da Pontifícia União Missionária, o presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) ou seu representante e o assessor da Comissão Missionária da CNBB.

Objetivos da Assembleia (cf. artigo 29 do Regimento Interno do COMISE):

  • Ajudar na criação, fortalecimento e articulação dos COMISEs nos seminários e casas religiosas,
  • Sensibilizar sobre a necessidade da caminhada sinodal e de comunhão,
  • Avaliar a caminhada dos COMISEs no Brasil,
  • Avaliar a realização das decisões do Plano Trienal de Ação 2017-2020,
  • Eleger a nova coordenação nacional dos COMISEs,
  • Fazer a escolha das prioridades do COMISE,
  • Aprovar o Plano Trienal de Animação e Ação dos COMISEs 2021-2023,
  • Aprovar o Regimento Interno do COMISE.
  • Por tratar-se do compromisso mais importante do triênio do coordenador regional do COMISE, esperamos que a sua participação seja de tempo integral. Por isso, contamos, também, com a compreensão e colaboração do seu reitor e/ou formador.

A sinodalidade está se tornando uma característica evidente na caminhada da Igreja nesses últimos tempos. Estamos convictos de que precisamos fortalecer ainda mais essa caminhada sinodal também no âmbito de nossas atividades referentes à formação, articulação e atuação dos COMISEs.

Desde já, agradecemos seu envolvimento e sua colaboração com o processo de preparação dessa Assembleia, através do envio de respostas do seu Regional ao Questionário, encaminhado no início de 2020.

Em tempo hábil, serão enviadas informações referentes ao acesso à plataforma que será usada para o desenvolvimento das atividades da Assembleia.

Estamos à disposição para mais informações.

Pe. Maurício da Silva Jardim

Diretor das POM

Pe. Antônio Niemiec CSsR

Secretário da Pontifícia União Missionária

Diácono Lucas Tadeu da Silva

 Coordenador Nacional dos COMISEs

Outras notícias