Conheça as POM

As Pontifícias Obras Missionárias são organismos oficiais da Igreja Católica, vinculados à Congregação para a Evangelização dos Povos. Existem para intensificar a animação, a formação e a cooperação missionária em todo o mundo. Sua identidade pode ser resumida em duas palavras: universalidade, isto é, todas as Obras para todos os povos; e pontifícias, isto é, são Obras do Papa para toda a Igreja. Constituem uma rede universal, em 130 países, a apoiar o Papa no seu compromisso missionário com todas as Igrejas particulares. Realizam isso mediante a oração, que é a alma da missão, e o auxílio material aos cristãos no mundo inteiro, ajudando a despertar a consciência missionária ad gentes.

As Obras Pontifícias

Para este serviço a Congregação para a Evangelização dos Povos se
serve especialmente das quatro Obras Missionárias:

Pontifícia Obra Missionária para a Propagação da Fé

Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária

Pontifícia Obra Missionária de São Pedro Apóstolo

Pontifícia União Missionária

A mística das quatro Obras tem o tripé: ORAÇÃO, SACRIFÍCIO e OFERTAS, ou seja, a oferta
existencial da própria vida e a partilha econômica para a missão universal.

Objetivo

As POM, como Instituição da Igreja e do Papa, por isso são Pontifícias, e de cada Igreja particular, tem a finalidade principal de despertar e aprofundar a consciência missionária do Povo de Deus; conscientizar os cristãos sobre a vida e necessidades da Missão universal; estimular as Igrejas a rezarem umas pelas outras e serem solidárias na evangelização do mundo. As POM mantêm vivo e circulante, nas comunidades eclesiais, o espírito de solidariedade e de universalismo missionário.

Conforme documento Cooperatio Missionalis, da Congregação para Evangelização dos Povos, as Pontifícias Obras Missionárias “têm o objetivo de promover o espírito missionário universal no seio do povo de Deus” (CM,5).

Objetivos específicos

1. Propagar, animar e acompanhar a Obra da Infância e Adolescência Missionária em todo o país.

2. Propagar, animar e acompanhar a Obra da Propagação da Fé com as atividades: Juventude Missionária; Famílias Missionárias; e Idosos e Enfermos Missionários.

3. Propagar, animar e acompanhar a Obra da União Missionária, incentivando e promovendo a formação missionária de todos os sujeitos eclesiais e ajudando especialmente a articular os Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs).

4. Suscitar nas arquidioceses, dioceses e prelazias do Brasil o senso de responsabilidade pela missão universal e necessária cooperação missionária.

5. Colaborar com os conselhos missionários em âmbito nacional, regional, diocesano e paroquial (COMINA, COMIREs, COMIDIs e COMIPAs).

6. Promover, nas comunidades cristãs, as vocações missionárias e a ajuda espiritual e material.

7. Promover congressos missionários nacionais de animação, formação e cooperação missionárias.

8. Incentivar e assessorar eventos de formação missionária nos Regionais e nas Igrejas Particulares.

9. Produzir subsídios de formação missionária e o informativo “Serviço de Informação Missionária” (SIM).

10. Atuar nos meios de comunicação social e novas mídias.

11. Promover e animar a Campanha Missionária, no mês de outubro.

Campanha Missionária

As POM organizam no Brasil, todo mês de outubro de cada ano, a Campanha Missionária com o objetivo de promover a animação e cooperação missionária. Todas as arquidioceses, dioceses e prelazias recebem subsídios produzidos de animação missionária: Novena Missionária, vídeos com testemunhos missionários, cartaz, oração missionária e envelope para a coleta missionária.

A coleta é realizada no penúltimo final de semana de outubro, no Dia Mundial das Missões. De todo o recurso obtido, 80% destina-se à Congregação para a Evangelização dos Povos, em Roma, a qual faz circular um fundo universal de caridade, mantendo 1.050 Igrejas particulares, nas periferias mais necessitadas do mundo.

Essa oferta do Dia Mundial das Missões ajuda o Papa na obra de Evangelização nas Igrejas particulares (Obra da Propagação da Fé), na formação do clero local (Obra São Pedro Apóstolo), na educação de uma consciência missionária das crianças e adolescentes (Obra da Infância e Adolescência Missionária) e na formação missionária da fé dos cristãos (Pontifícia União Missionária).