É um serviço de animação missionária que tem por finalidade fomentar e manter o espírito missionário e profético nos jovens, ajudando-os a viver a missão em âmbito local e universal.

A espiritualidade dos grupos de JM está marcada por uma atitude samaritana em todos os ambientes, em especial, entre os que mais sofrem e são excluídos. Por isso, o jovem missionário é convidado a fundamentar sua identidade no amor de Deus que rompe as barreiras do preconceito e da indiferença.

A Juventude Missionária está vinculada à Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), fundada pela leiga Paulina Jaricot, em 03 de maio de 1822, na cidade de Lion – França. A Obra foi declarada Pontifícia pelo papa Pio XI em 1922 e passou a integrar as Pontifícias Obras Missionárias (POM).

A JM surgiu como fruto da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência (IAM), que foi fundada em 1843 por dom Carlos de Forbin-Janson, em Paris na França. Ao se tornarem jovens, esses desejam continuar a viver em grupos e com uma espiritualidade missionária, passam a integrar a Juventude Missionária. Além disso, muitos grupos de JM surgem da disposição dos jovens em atender o apelo do Papa Francisco para viver a missão como fonte de espiritualidade, libertação e transformação.

A Metodologia da JM consiste nas 4 Áreas Integradas:

Realidade Missionária (Ver)

É o momento de ver a realidade na sua dimensão mundial, por meio do tema gerador proposto pelas POM ou escolhido pelo grupo. Estas informações são organizadas de modo a se ter uma visão completa da realidade.
020202-owmln8hl4umbeysd7uois69b0nrkfzoigh67v5xe9s

Espiritualidade Missionária (Iluminar)

É a iluminação da realidade vista no primeiro encontro com a Palavra de Deus e também com textos de outras religiões. Em seguida, faz-se uma interiorização da mensagem (por meio de um deserto, por exemplo) para garantir a sintonia com Deus.

Compromisso Missionário (Agir)

É uma ação concreta por meio da qual o grupo comunica a mensagem aprendida e vivida nos encontros anteriores do tema gerador. Nesse encontro também se faz a cooperação missionária material (cofrinho).

Testemunho Missionário (Celebrar)

É a avaliação e contemplação da caminhada feita, é testemunhar na comunidade e sociedade o que se aprendeu no mês, e partilhar os resultados e reflexões à comunidade, paróquia, aos demais grupos, às pastorais etc., festejando a alegria de ser discípulo missionário.

Nossa organização

Perfil do Jovem Missionário

•Possui o sentido de pertença à comunidade de fé onde participa e está vinculado às Pontifícias Obras Missionárias (POM).

•Compreende sua vocação missionária e decide vivê-la de forma universal, comprometendo-se com o mandato de Jesus Cristo: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura” (Mc 16,15).

•Possui experiência viva e profunda com Jesus Cristo e se dispõe a trabalhar para torná-lo conhecido e amado por todos.

•A exemplo de Jesus Cristo, denuncia as injustiças e opressões, na esperança da libertação que faz da humanidade uma só comunidade.

•É capaz de transformar sua realidade pessoal e social à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja.

•Ama sua cultura, respeita e valoriza as demais realidades culturais.

•Compreende que o Reino de Deus não desce do alto, mas brota das realidades, principalmente do meio dos pobres, dos marginalizados e dos pequenos.

•Desenvolve sua vida espiritual em comunhão com o trabalho concreto, a partir do serviço e da solidariedade, tendo a Eucaristia como fonte e ponto de chegada à missão.

•É presença entre os crucificados na história como testemunho da Igreja samaritana, que trabalha pela justiça e com os pobres.

•Com alegria, simplicidade e responsabilidade, é testemunho de vida.

•Tem como mandato de vida a oração, o sacrifício e a solidariedade.

•A exemplo de Maria, vive e anuncia a Boa-Nova da salvação.

Orientações para grupos de JM

•Engajar-se na vida da comunidade e em sua caminhada eclesial na dinâmica da pastoral de conjunto que anima toda a dimensão paroquial a partir da missão.

•Ser membro efetivo dos Conselhos Missionários, paroquiais, diocesanos e regionais. Deve ser também, presença no Setor Juventude da CNBB.

•Seguir a metodologia das quatro áreas integradas, bem como, recordar em todas as atividades o Tripé da JM: oração, sacrifício e solidariedade concreta.

•Cultivar a espiritualidade missionária através de uma vivência sacramental e de orações, cantos e liturgias que correspondam ao carisma missionário.

•Todos os grupos da JM possuem coordenação composta por jovens e um assessor adulto.

•A coordenação deverá ser composta por jovens que já participaram de processo formativo assistido pelas POM.

•Qualquer jovem que esteja disposto a conhecer e viver o carisma da JM pode participar.

Símbolos Oficiais

Logo oficial

A Juventude Missionária, por ser a pioneira na consolidação da marca, inspirou a elaboração da identidade visual de toda a Obra da Propagação da Fé. O globo é o elemento principal que simboliza a missão além fronteiras, trazendo a imagem de uma rede missionária no mundo. As letras iniciais abraçam o globo, assim como a missão da Juventude Missionária abraça o mundo.

Bandeira da JM

O branco e o amarelo, lembram as cores da bandeira do Vaticano e mostra que, como atividade de uma das Obras Pontifícias, a JM está a serviço do Papa na evangelização universal. O globo terrestre ao centro significa a missão até os confins da terra atendendo ao mandato de Jesus: “Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos” (Mt 28, 19).

O mapa do Brasil na cor verde simboliza que, a JM do Brasil abraça os jovens de todo o mundo através da oração, sacrifício e solidariedade, atitudes representadas nos cinco jovens de joelhos e de mãos dadas. Isso é reforçado pelo lema: “Jovens Missionários, Sempre Solidários”, “Famílias em Missão, vidas em doações!” e “Na alegria ou na dor, serviremos ao Senhor!” . O brasão das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no canto direito superior da bandeira reforça a identificação da JM como Obra Pontifícia que a anima com metodologia, carisma e identidade, o que a diferencia de outras Juventudes Missionárias existentes.

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77