Congresso Nacional da Família Salvatoriana

Entre os dias 28 a 30 de abril de 2018, o Centro Mariápolis de Vargem Grande Paulista, em São Paulo, foi sede do 1º Congresso Nacional da Família Salvatoriana. Participaram cerca de 350 pessoas – entre Padres, Irmãos, Irmãs e Leigos Salvatorianos. Com o tema “Padre Jordan, apóstolo fiel de Jesus Salvador”, o Congresso aconteceu em um ambiente de muita espiritualidade, reflexão, partilha, comunhão, compromisso, unidade, encontros e vivências.

DSC_0029Com o objetivo de fazer uma análise da caminhada salvatoriana no Brasil, o primeiro dia do Congresso foi assessorado pela Ir. Dulcelene Ceccato, que convidou o grupo a fazer uma análise da história percorrida por cada ramo da Família Salvatoriana até os dias atuais. A partir da inspiração do fundador Pe. Jordan, que sonhou com uma obra em saída, motivou os congressistas a continuar como Família Salvatoriana esse projeto, numa “igreja em saída”, vivendo apostolicamente.

Na sequência, a vice geral das Salvatorianas, Irmã Maria Yaneth Moreno, fez uma explanação do trabalho desenvolvido pela Família Salvatoriana no mundo referente a Justiça, Paz e Integridade da Criação, enaltecendo o espirito de solidariedade do carisma salvatoriano.

DSC_0088O segundo dia do Congresso abriu com a conferência do Superior Geral dos Salvatorianos, Pe. Milton Zonta intitulada “Conhecer o Salvador e torná-lo conhecido! A bússola que norteia o apostolado salvatoriano”. Ele durante a sua explanação propôs ao grupo a refletir sobre o apostolado salvatoriano tendo presente os sinais dos tempos que nos movem a empreender iniciativas apostólicas criativas e corajosas que melhor expressam o carisma salvatoriano.

“Não nos deixemos roubar a autenticidade apostólica de fazer com que as palavras e os gestos formem uma unidade plena, sem separar o discurso da ação. Isto é, sermos salvatorianos/as testemunhas-sinal que, com as palavras e a força dos gestos, ajudam outros a conhecerem e caminharem com Jesus Cristo”, ressaltou Pe. Milton.

DSC_1339Na oportunidade, foi lida a mensagem da Srª Judy Davis, Presidente da Comunidade Internacional do Divino Salvador ao 1º Congresso Nacional da Família Salvatoriana do Brasil. A mensagem foi lida por Merli Callef. Em sua mensagem, Judy expressa que “vivemos em um mundo que precisa de nós; pertencemos a uma Igreja que precisa do Carisma Salvatoriano para estar presente e vivo nos lares, nas paróquias, hospitais, ruas, nos locais de trabalho, nas favelas e mansões e em todas as regiões do mundo”.

Logo após, os congressistas participaram de Mini Plenários dos Ramos da Família Salvatoriana Padres, Irmãos; Irmãs e Leigos Salvatorianos. A partir das provocações das conferências, escolheram duas prioridades que serão assumidas pela Família Salvatoriana no Brasil: Revitalização de nossa Identidade Apostólica Salvatoriana (nível interno) e a opção preferencial pela Formação das Juventudes (nível externo).

No fim da tarde, os salvatorianos e salvatorianas participaram da Santa Missa presidida pelo Pe. Milton Zonta. O segundo dia foi finalizado com uma mesa redonda que contou com a participação de 20 congressistas em um diálogo intergeracional com partilhas de experiências salvatorianas.

DSC_0182O encerramento do Congresso foi marcado por uma linda Celebração de Envio na Igreja Jesus Eucaristia, a qual pertence ao complexo Mariápolis Ginetta. Os congressistas seguiram em procissão até a Igreja, lembrando a caminhada do povo de Deus, pois todos nós somos peregrinos, em busca da Terra Prometida e da salvação. Ao chegar na Igreja, a Família Salvatoriana formou, um cordão humano que “abraçou” a Igreja Jesus Eucaristia, como forma de assumir juntos a missão-apostólica salvatoriana de anunciar ao mundo Jesus, o Salvador.

No início da celebração todos acolheram com muita emoção a relíquia do Venerável Fundador da Família Salvatoriana Padre Francisco Maria da Cruz Jordan – que neste ano celebramos o Centenário da sua morte, foi acolhida também a relíquia da Bem-aventurada Maria dos Apóstolos em ação de graças pelo Cinquentenário da sua beatificação. Ao fim da celebração, todos os congressistas receberam uma cruz estampada o ícone de Jesus Salvador e foram todos abençoados.

Após o almoço, o grupo se despediu e retornou para suas galileias na alegria de ter participado do 1º Congresso da Família Salvatoriana, que os impulsionou a fortalecer a presença e ação apostólica salvatoriana na Igreja e no mundo.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77