Congresso Missionário Nacional inspira JM do Paraná

A cidade de Barbosa Ferraz, diocese de Campo Mourão acolheu mais um encontro de líderes da Juventude Missionária (Eljumi) do Paraná. Realizado na paróquia Nossa Senhora das Graças, nos dias 18 a 20 de agosto, a formação foi assessorada pelo secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, padre Badacer Ramos de Oliveira Neto, e contou com a participação de lideranças jovens das dioceses de Campo Mourão, Cascavel, Toledo, Londrina, Maringá, Umuarama e Curitiba.

eljumi 4A formação proporcionou reflexões sobre o 4º Congresso Missionário Nacional, que deverá acontecer no mês de setembro em Recife (PE) com o tema “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”. Padre Badacer destacou que o objetivo do Congresso, não é organizar mais um evento, mas sim, impulsionar a Igreja a assumir de fato o seu compromisso missionário. “A alegria do Evangelho nasce do encontro pessoal com Cristo onde impulsionados pelo próprio Espírito de Deus somos levados a sair para anunciar a todos”.

Ao longo do encontro, os jovens puderam refletir em grupo, tendo como finalidade a partilha de pensamento e realidades.

Conforme relatos de alguns dos participantes é possível verificar a importância desse encontro para alavancar a Juventude Missionária (JM) do estado do Paraná.

Para o jovem André Augusto Novelli, da arquidiocese de Cascavel, esta foi a formação mais proveitosa que ele teve. “A organização e a acolhida foram fantásticas, e isso ajudou bastante, mas a presença do padre Badecer fez o encontro superar minhas expectativas. As discussões a respeito das dificuldades enfrentadas pelos jovens, pela sociedade em geral, o apanhado geral sobre a Igreja em saída, e as reflexões sobre a alegria do Evangelho. Tudo isso serviu para dar ânimo e forças, para seguir com o trabalho da JM na arquidiocese”, testemunhou André. “Volto para casa cheio de ideias, animação e vontade de fazer a JM acontecer cada vez mais”.

Flávia Carolina relata que “foi uma experiência maravilhosa, onde vivenciamos a formação conduzida de forma objetiva pelo padre Badacer e a partilha de experiências missionárias dos jovens do Regional que sempre nos impulsiona a continuar firmes na caminhada”.

eljumi parana 1

A coordenadora da JM no Paraná, Geovana Gabriela Mendes, também avalia positivamente a formação. “O encontro foi muito proveitoso. Trouxe para a nossa realidade um pouco do que será o 4º Congresso Missionário Nacional. Enquanto Regional, assumimos o compromisso de elencar as periferias onde temos que agir, juntamente com nossas bases. Esperamos que esse encontro anime nossos jovens a propagar a alegria do Evangelho.”

A programação encerrou com uma celebração de envio um almoço partilhado entre os jovens e a comunidade.

Com informações da JM do Paraná

Outras notícias