Congresso Missionário do Regional Leste 1 da CNBB encerra com semana missionária

A programação do Congresso Missionário do Regional Leste 1 da CNBB, realizado entre os dias 14 e 16 de outubro de 2022, proporcionou aos congressistas uma imersão no tema proposto para a reflexão: ‘Anunciamos aquele que comungamos na Eucaristia e na Palavra’ e no lema ‘Sereis minhas testemunhas até os confins da terra’ (Atos 1,8). Realizado na cidade sede da Diocese de Nova Friburgo, o evento contou com a participação de aproximadamente 140 congressistas representando todas as (arqui) dioceses do Estado do Rio de Janeiro.

Foram dias iluminados pelas conferências do Pe. Daniel Rochetti, SAC, Palotino e Missiólogo, Assessor da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e Conselheiro Geral dos Missionários Palotinos.

Pe. Daniel iniciou a primeira conferência na sexta-feira (14/10), unindo as temáticas da Missão e da Sinodalidade, trazendo à baila uma reflexão acerca da importância da sinodalidade. “Muitos pensam que a sinodalidade seja uma “ideia fixa” do Papa. Na verdade, é um resgate histórico já que a sinodalidade era a forma e o estilo da Igreja Primitiva. Foi o Vaticano II, com o movimento de “retorno às fontes”, que quis resgatar aquele modelo de Igreja, sem renunciar a nenhuma das grandes aquisições da Igreja no segundo milênio.” (Cardeal Mario Grech, Secretário do Sínodo 2021-2023, em entrevista a Andrea Tornielli (Vatican News).

Falando a respeito do Documento Preparatório para este Sínodo, o conferencista recordou aos participantes que o Papa Francisco convida a Igreja à interrogar-se sobre o tema decisivo para a sua vida e a missão, e acrescentou: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro Milênio”.

Sábado (15 de outubro)
“As ideias precisam decantar na nossa realidade”. Trazendo este ensinamento Pe. Rochetti iniciou os trabalhos do segundo dia (15/10), cuja primeira conferência trazia por tema o ‘Anúncio Querigmático’. Na sequência houve espaço para os trabalhos em grupo e mais uma conferência, enriquecendo esta manhã.A tarde deste sábado foi bastante produtiva com a realização das oficinas, primeiramente com reflexões teóricas e depois proposições práticas. Foram convidados para ministrar as Oficinas Missão e Juventudes – Miguel Pedro e Bruna (Petrópolis); Missão e Comunicação – Adielson Agrelos (Assessor de Comunicação do Regional Leste 1 da CNBB); Missão e Casa Comum, Economia de Francisco e Clara – Rafael (Nova Friburgo); Missão e Catequese – Irmã Márcia Gabriela (Irmãs de Belém- Rio); Missão e Educação – Beatriz Leal (Petrópolis) e Missão e Pastorais Sociais – Raphael Costa (Niterói).

As oficinas visavam a conscientização de que a realidade Missionária é presente em todos os ambientes pastorais da Igreja. Não existe uma dimensão missionária na Igreja, pois a Igreja, toda Ela, é missionária. Realizadas as oficinas, os seis grupos apresentaram os frutos destas conferências umas para as outras. No final deste tempo, Dom Luiz Ricci junto aos Assessores do COMIRE e secretários de cada oficina se reuniram para compilar as cartas compromissos.

Coroando as atividades de sábado foi realizada a tradicional Noite Cultural, com a apresentação do Mineiro Pau, uma dança típica brasileira, que nasceu no Cangaço. Em Nova Friburgo, na localidade de Salinas, região do distrito de Campo do Coelho, um grupo local perpetua esta tradição e contemplou os congressistas com uma apresentação regada à sanfona e dança!

Em entrevista ao jornalista João Dias, da Arquidiocese de Niterói, Pe. Carlos Eduardo, conhecido como Padre Cadu, Coordenador do Conselho Missionário da Arquidiocese de Niterói, manifestou suas impressões sobre os primeiros dias de atividades.

– Conduzidos pelo Pe. Daniel Rochetti refletimos sobre o tema principal deste congresso e o lema. Refletimos para vivermos a proposta que a carta convite trouxe para nós: um espaço de reflexão, troca de experiências, celebração e, principalmente, desenvolver ou projetar a animação missionária em nosso regional, de forma que a missão seja realmente o eixo central da Pastoral de toda a Igreja – disse Padre Cadu desejando que todos renovemos neste mês o nosso ardor missionário.

Culminância (16/10)
No último dia de Congresso as portas do Colégio Anchieta se abriram não somente para acolher aos congressistas, mas também aos leigos vindos das diferentes comunidades da Diocese de Nova Friburgo, uma vez que a data também marcava a culminância da Semana Missionária Diocesana, realizada entre os dias 9 e 15 de outubro.

Além da última conferência do evento, proferida pelo Pe. Daniel Rochetti, houve Momento Mariano, adoração ao Santíssimo Sacramento, pocket show com o Ministério Dom Bosco e a Santa Missa, presidida por Dom Ricci, que destacou todos os momentos vividos, tanto na Semana Missionária quanto neste congresso.

– Subimos a montanha que é Nova Friburgo para nos transfigurar, para melhorar em nós este imperativo de Jesus: sermos uma Igreja Missionária – ‘ir por todo o mundo e levar o Evangelho à toda criatura’ (cf. Mc 16,15). A Igreja procura ser fiel, ela é por natureza missionária, a Igreja é assim. O Papa insiste no tema da Igreja em saída. Então subimos a montanha para renovar em nós o desejo de sermos verdadeiramente missionários no trabalho, na família, na Igreja, na sociedade, nas redes sociais, onde quer que estejamos. Ser missionário é comunicar o amor de Deus – enfatizou Dom Ricci durante a cerimônia.

“Ser missionário é uma obra de fé”, afirmou o bispo recordando quão necessário se faz irmos ao encontro dos irmãos que estão nas periferias existenciais. “Recebemos muito mais de Deus do que damos. Nossa missão é partilhar, é anunciar Jesus Cristo, somos suas testemunhas”, acrescentou.

Oportunamente, ainda neste momento, o bispo agradeceu às famílias friburguenses que acolheram os congressistas durante estes dias com a hospedagem solidária.

Os instantes finais da celebração foram marcados pela leitura da Carta Compromisso deste congresso e agradecimentos feitos por Dom Ricci, pelo Pe. Jovane Carmo, Coordenador do Conselho Missionário Regional (Comire); e pelo Seminarista Daigo Oliveira, Vice-Coordenador do Conselho Missionário de Seminaristas do Regional (COMISE).

LEIA AQUI OU BAIXE O PDF DA CARTA-COMPROMISSO DOS MISSIONÁRIOS DO REGIONAL LESTE 1 – CNBB

Fonte: CNBB Leste 1

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77