Congresso Missionário de Seminaristas amplia período de inscrições

Estão prorrogadas, até o dia 22 de maio, as inscrições para o 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, que será realizado de 11 a 17 de julho, em João Pessoa (PB). Após essa data, não haverá mais possibilidade de inscrições.

Qualquer seminarista que o desejar, tanto diocesano como religioso, de todas as etapas formativas, pode participar do evento, considerando que o Congresso é destinado a todos os seminaristas do Brasil e não apenas aos que fazem parte do COMISE. Além deles, estão convidados, também, os Bispos, formadores, reitores, assessores dos COMISEs e coordenadores dos COMIREs.

O evento terá como tema “Missão ad gentes na formação de seminaristas” e o lema: “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8). Os promotores do evento – as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a coordenação nacional dos COMISEs – contam com o apoio da CNBB, através da Comissão Missionária e da Comissão para os Ministérios Ordenados, como também da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

As inscrições podem ser feitas neste link

Oportunidade de crescimento
O seminarista Eduardo Martins, da Diocese de Januária (MG), está no 4º de Teologia. Ainda não teve a oportunidade de participar do Congresso, porém acredita que essa experiência colabora com a formação missionária dos seminaristas de todo o Brasil. “Acredito que o 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMINSE) será uma grande oportunidade para crescer e amadurecer a reflexão sobre a importância da missionariedade, sobretudo no processo formativo, além de ser um espaço de celebração, partilha de experiência e convivência fraterna entre os seminaristas de todo o Brasil. Durante o processo formativo, cada seminarista tem oportunidade de desempenhar diferentes atividades pastorais, o que já os insere pouco a pouco na dinâmica do que será o Ministério assumido posteriormente. Por isso, é sempre bom conhecer realidades diferentes e partilhar os desafios. Isso mantém aceso em nós o desejo de ser missionário, de levar Jesus onde não é ainda conhecido. Acredito que o COMINSE nos ajudará nisso”, destacou o seminarista.

Cartilha de Preparação
Para envolver o maior número de seminaristas e formadores na reflexão sobre a temática do Congresso, foi preparada uma Cartilha com roteiros de encontros. É recomendável que o subsídio seja estudado pelos seminaristas de todas as etapas de formação (propedêutico, discipulado, configuração, síntese vocacional), diocesanos e religiosos, durante o 1º semestre de 2022.

Para os COMISEs, em diversos níveis, é recomendado programarem outras iniciativas de formação missionária para os seminaristas em sintonia com o tema do Congresso. Essas iniciativas poderiam servir como pré-Congresso (1º semestre) e pós-Congresso (2º semestre).

Acesse a Cartilha de Preparação ao 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas

 

 

Outras notícias