Congresso de Seminaristas anima para a missão

Os mais de 300 seminaristas de todo o Brasil concluíram neste domingo, 14 de julho, o 3º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, realizado em Santo Antônio da Patrulha (RS). Nos momentos finais, foi apresentado o plano trienal dos Conselho Missionários de Seminaristas e a importância de sua animação nas dioceses do Brasil.

DSC_0560Segundo Pe. Antônio Niemiec, secretário da Pontifícia União Missionária, manifestou que o objetivo do COMISE é “proporcionar aos futuros candidatos à Vida Religiosa Consagrada uma sólida espiritualidade e formação missionária capaz de enfrentar os desafios da missão: na pastoral, na nova evangelização e na missão ad gentes e além-fronteiras”. Nos últimos anos, o COMISE se expandiu pelas dioceses e regionais do Brasil graças à realização de formações, congressos e experiências missionárias de seminaristas.

DSC_0541Lucas Tadeu, coordenador nacional do COMISE, destacou que os Conselho Missionários de Seminaristas podem ser organizados em âmbito do Seminário, Diocese, Província Eclesiástica ou Regional. “Esse espaço, entre outras ações, colabora para que todos os seminaristas possam promover atividades missionárias, simpósios e congressos, além de experiências missionárias dentro e fora da diocese”, destacou o coordenador.

Sábado foi dia de missão nas comunidades

As comunidades que acolheram os seminaristas em suas famílias durante os dias do congresso tiveram uma programação especial neste sábado, 13 de julho.

As comunidades Santa Teresinha, Campos dos Guilhermes, Campestre, Madre Teresa, Evaristo, Várzea, e as paróquias do Caraá e Vila Palmeira receberam visitas missionárias nas famílias, com atividades específicas organizadas por cada comunidade. Os seminaristas também tiveram oportunidade de conhecer a cidade, sua história e cultura.

Outras notícias