Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil aprova projeto Ad Gentes

A Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil – CNISB realizou neste final de semana, dos dias 11 a 13 de fevereiro de 2022 a XXV Assembleia Geral Ordinária e Eletiva realizada em Ipiranga, São Paulo, com o tema foi “Vida Consagrada Secular, Sustentada pela: Palavra, Pão, Caridade e Missão” e o lema “Levanta-te e come, o caminho é longo”.

Foi apresentado e aprovado o projeto da Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil solidária à Missão Ad Gentes com a Diocese de Pemba – Moçambique que seguiu com as comunicações do Congresso dos Institutos Seculares da América Latina e Caribe que será sediado no Brasil em 2023, da próxima Assembleia CNISB em 2024.

Esta XXV Assembleia aconteceu na modalidade presencial e online em atendimento as normas sanitárias no enfretamento a pandemia do COVID-19 e seguindo as orientações da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica – CIVCSVA em Roma, com participação de 73 membros dos 34 Institutos Seculares.

O tema central foi apresentado pelo Dom Hugo Cavalcante, Monge Beneditino, canonista e assessor da CNISB. E a eleição conduzida pelo representante da CNBB, Pe. João Candido da Silva Neto, membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada – CMOVC.

Apresentado e aprovado o Regimento da Assembleia, a presidente Aparecida Guadalupe com o conselho executivo e econômico seguido das coordenações dos regionais, apresentaram o caminho percorrido, os trabalhos realizados junto a Igreja no Brasil, aos Institutos Seculares e aos seus membros no ultimo quadriênio 2017-2021.

Em celebração do Jubileu da CNISB, o consagrado secular João Clemente de Souza Neto, do Instituto Secular Catequético São José apresenta a trajetória de fé, testemunho e compromisso da CNISB nestes 50 anos e a gratidão ao Espírito Santo por este presente a Igreja no Brasil e convidava a um novo olhar, nova eclesiologia, sobretudo, provocado pelo Papa Francisco.

Novo Conselho Executivo e Econômico
E como preconiza o estatuto da Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil – CNISB, esta Assembleia elegeu seu novo Conselho Executivo e Econômico assim composto para o quadriênio de 2022-2025. Presidente: Moema Muricy Rodrigues do Instituto Secular Murialdo; Vice-Presidente: Aparecida Guadalupe Cafaro do Instituto Secular Pequena Família Franciscana; 1ª Secretária: Carla Denise Maia da Costa do Instituto Secular Vinculum Caritatis; 2ª Secretária: Suzana Portela de Sousa do Instituto Secular das Missionárias da Realeza de Cristo; 1ª Tesoureira: Nédina Nilo de Assis Instituto de Missionárias Seculares; 2ª Tesoureira: Graciula dos Santos Gonzaga do Instituto Secular das Cooperadoras da Família; 1ª Conselheira: Nelma Nasaré de Assis do Instituto Secular Comunidade Missionária Sagrado Coração de Jesus; 2ª Conselheira: Railda de Lourdes Dias do Instituto Secular Pequena Família Franciscana; 1º Conselheiro Econômico: Marcos de Paiva Silva do Instituto Secular Pio X; 2º Conselheiro Econômico: Clades Maria Schwengber do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt e 3º Conselheiro Econômico: Zilda Barbosa Santos do Instituto Secular São Miguel Arcanjo.

Fonte: cnisb.org.br

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados