Como crer em tempos de crise?

Por Dom Leomar Antônio Brustolin*

A realidade ameaçadora que vem do novo coronavírus (COVID-19) pode levar ao escândalo e ao protesto à fé. Como crer em tempos de pandemia? Há mais perguntas do que assentimento. As respostas prontas não servem, pois a situação é inusitada e é preciso refletir sobre as inquietações da humanidade. Nunca passamos por semelhante experiência, e seria inconsequente uma fé que não se deixasse tocar pela dor e a perplexidade. Essa, porém, pode ser uma ocasião para descobrir o que é essencial no ato de crer e purificar expressões de uma fé tacanha.

Crer não significa ter tudo claro e provado cientificamente, quem tem fé não está livre das dúvidas. Acreditar é confiar, dar fiança. Contudo, a própria fé deseja compreender. “Creio para compreender e compreendo para crer” (intellige ut credas, crede ut intelligas), escreveu Santo Agostinho de Hipona no Sermão 43.

Segundo uma etimologia medieval, crer significa cor dare (dar o coração). Indica colocar-se incondicionalmente diante do Outro: de Deus. Testemunhar a fé não é dar respostas prontas, mas transmitir a paz, é colocar toda a esperança numa verdade maior, capaz de orientar o sentido e conduzir o rumo da vida. Isso não é fantasia e nem alienação, é alteridade, empatia e solidariedade. É alteridade porque a verdade não está só em mim, há os outros com os quais me relaciono, e há também o grande Outro que cria e sustenta toda a existência. Empatia, porque a fé não resolve todos os problemas, mas garante que nenhum sofrimento é vivido na solidão, Deus está com quem sofre, e quem sofre está com Ele. Solidariedade, porque os cristãos sabem que não há caridade maior do que dar a vida pelos amigos. Jesus Cristo, na cruz, não respondeu às inquietações humanas sobre a dor, a morte e o sofrimento inocente. Ele foi solidário a todo o que sofre.

A fé livra da crise de sentido, da falta de ética, e abre um horizonte de esperança singular. Mas não anula a provação, o limite e a dor. Ela ressignifica tudo. Todo que crê tem direito de suplicar por milagres, mas deve saber que não pode manipular e nem condicionar a Deus a partir dos desejos e necessidades humanas.

Quem crê há de enfrentar com realismo, prudência e modéstia os revezes da vida. Se perder a esperança, testemunhará que cansou de crer, tornando-se um descrente. Se exigir sinais para confirmar sua fé, pode ser humilhado em sua falsa expectativa. Ter fé é ter uma confiança que dificilmente poderá ser entendida “de fora”, e que só pode ser vivida por alguém que, na sua intimidade mais profunda, já ouviu as palavras de Cristo: Não se perturbe! Vinde a mim, eu vos darei descanso! Estarei sempre convosco! E quem crê responde confiante: Nada me faltará!

* Bispo auxiliar de Porto Alegre (RS)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor