Comissão Missionária da CNBB apresenta grupos de trabalho do Programa Missionário Nacional

A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou em uma reunião virtual a estrutura dos grupos de trabalho, que foram formados pela equipe executiva do Conselho Missionário Nacional (COMINA) e voluntários para implementar o Programa Missionário Nacional, assumido pela Igreja do Brasil durante a Assembleia Geral dos Bispos, em maio de 2019.

Ao todo serão seis grupos de trabalho (GT), dois a mais do que já estava previsto no PMN. Além dos GTs de Formação Missionária; Animação Missionária; Missão Ad Gentes; Compromisso Profético – Social, foram acrescentados os GTs de Sustentabilidade e Missões Populares.

De acordo com o assessor da Comissão, padre Daniel Rochetti, desde 2019 o desejo era envolver voluntários e especialistas em diversas áreas para que o PMN saísse do texto e ganhasse vida sem depender dos assessores da comissão. No dia 29 de outubro, a comissão reuniu diversas pessoas em um encontro online para propor esse trabalho.

“A primeira reunião aconteceu de forma entusiasmada, com várias pessoas de diversas partes do Brasil e de diversas realidades eclesiais como padres, religiosos, leigos e leigas envolvidos direta ou indiretamente na missão, mas todos apaixonados pelo trabalho missionário e em sintonia com o PMN”, ressalta padre Daniel.

Cada GT vai contar com cerca de oito pessoas na equipe, entre eles um bispo e um membro da executiva do COMINA, que vão ser a chave de ligação com a comissão e os outros grupos. As equipes terão até março de 2021 para preparar e apresentar um programa de trabalho que será desenvolvido ao longo do ano.

Veja em detalhes os objetivos dos Grupos de Trabalho:

GT Formação Missionária

Objetivo: Formar uma equipe de assessores, especialistas e entusiasmados pela missão, para uma reflexão mais integrada em todo o território nacional e que sirvam de base para assessorarem os regionais.

GT Animação Missionária

Objetivo: Promoção de eventos e publicidades missionárias/Conselhos Missionários: Produzir material pedagógico – “didádico” – para a implementação e fortalecimento dos Conselhos Missionários a nível Regional, Diocesano e Paroquial.

GT Missão Ad Gentes

Objetivo: Atualizar os projetos Igrejas – Irmãs e Ad Gentes; Produzir material de divulgação e apoio; Encontrar formas de acompanhamento aos missionários que chegam, permanecem e que partem para a missão.

GT Compromisso Profético – Social

Objetivo: Encontrar meios de aproximação com as Pastorais Sociais; Conscientização dos missionários da Doutrina Social da Igreja; Diálogo mais próximo com a Conferência Episcopal Amazônica e o CIMI; Mobilização e maior conscientização da questão ambiental.

GT Sustentabilidade

Objetivo: Pensar criativamente sobre os recursos humanos e econômicos dos projetos missionários; Encontrar dicas e meios de angariar recursos para a missão.

GT Missões Populares

Objetivo: Recolher experiências de metodologias diferentes de Missões Populares; Organizar o III Seminário Nacional das Missões Populares.

Fonte: CNBB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados