Pontifícia
União Missionária

comise

Identidade

O COMISE é o organismo encarregado de animação, formação, articulação e cooperação missionária de seminaristas diocesanos e alunos das casas de formação religiosa.

Por ser um conselho missionário que, conforme sua natureza, existe para favorecer “uma maior unidade e eficácia operativa na animação e cooperação, e para evitar concorrências e paralelismos” (Cooperatio Missionalis, 12), o COMISE não é um movimento ou um grupo missionário restrito a alguns seminaristas. Sua atuação visa comunhão e sinodalidade, está aberta a todos e pretende beneficiar todos.

Objetivo

O COMISE existe para fomentar, nos futuros presbíteros e candidatos à Vida Religiosa Consagrada, a consciência da missão como identidade do cristão e favorecer-lhes uma sólida espiritualidade e formação missionária que os tornem capazes de enfrentar os desafios da ação evangelizadora da Igreja: na pastoral, na nova evangelização e na missão ad gentes (aos povos).

Comissão nacional

A Comissão Nacional de COMISEs é um organismo de união dos COMISEs e coordenação de atividades em âmbito nacional
O COMISE Nacional tem como objetivo geral animar, articular, apoiar e expandir o trabalho dos COMISEs no Brasil, em sintonia com os organismos que atuam na formação e com a Pontifícia União Missionária.
O COMISE Nacional tem como objetivos específicos: motivar a criação de COMISEs nas Igrejas particulares, Províncias Eclesiásticas, Regionais e comunidades religiosas; criar comunhão entre os COMISEs espalhados pelo Brasil e com os organismos de formação; auxiliar as iniciativas de formação missionária que envolvem seminaristas, em diversos níveis; incentivar experiências missionárias dentro e fora das Dioceses e Regionais, como também ad gentes além-fronteiras; organizar e coordenar Assembleias e FORMISEs Nacionais, bem como Congressos Missionários Nacionais de Seminaristas; divulgar informações sobre as atividades dos COMISEs junto aos meios de comunicação.
A Comissão Nacional dos COMISEs é constituída pelo coordenador, vice-coordenador, secretário, dois assessores de comunicação e o secretário nacional da Pontifícia União Missionária. O mandato dos membros da Comissão é de dois anos, sem direito à reeleição para a mesma função. O coordenador do COMISE Nacional tem o dever de participar da Assembleia do Conselho Missionário Nacional (COMINA) que acontece anualmente. O secretário nacional da Pontifícia União Missionária oferece assessoria; acompanha e ajuda na organização e a articulação dos COMISEs e iniciativas de formação missionária nos seminários e casas de formação; assessora o COMISE Nacional; ajuda a criar comunhão e colaboração com diversos organismos eclesiais.

Os cinco seminaristas da Comissão serão eleitos numa Assembleia Nacional dos coordenadores regionais dos COMISEs, que acontece a cada três anos, entre seus participantes.
Cada uma das cinco macrorregiões do país deve ter seu representante entre os membros da Comissão.
A eleição se processará mediante votação individual e escrita, sendo eleito quem obtiver a maioria absoluta dos votos.
Feita e aceita a eleição do coordenador do COMISE Nacional, imediatamente se fará consulta ao seu reitor e seu bispo para obter a confirmação do eleito.

A Comissão Nacional dos COMISEs se empenhará para que sua atuação aconteça num espírito de comunhão e sinodalidade com diversos organismos eclesiais (CNBB, POM, OSIB, CRB, COMINA, Comissão Missionária, bispos referenciais da missão nos Regionais).
  • E-mail: comisenacional@outlook.com
  • Facebook: https://www.facebook.com/comisenacionaloficial
  • Instagram: @comisenacionaloficial

Experiências missionárias

O que diz a Igreja?

“Diversas práticas pastorais e variadas experiências missionárias, inclusive em ‘terras de missão’, devem acompanhar todos os passos, momentos e etapas do processo formativo. As experiências pastorais, discernidas e acompanhadas no processo formativo, são sumamente importantes para confirmar a autenticidade das motivações no candidato e ajudá-lo a assumir o ministério como verdadeiro e generoso serviço, no qual o ser e o agir, pessoa consagrada e ministério, são realidades inseparáveis” (Documentos da CNBB 110, Diretrizes para a formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, 236);

“Incentivem-se experiências missionárias em áreas mais desafiadoras e carentes, como as periferias das grandes cidades, a Amazônia, o semiárido nordestino, o Cerrado, países da África, da América Latina e do Caribe” (Documentos da CNBB 110, Diretrizes para a formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, 237);


“Para a formação de presbíteros que sejam discípulos e missionários de Jesus Cristo, tem-se revelado muito rica e fecunda a experiência de estágios pastorais em regiões missionárias. A missionariedade revela-se como fio condutor de todo o processo formativo. Por isso, é salutar que se favoreçam aos seminaristas experiências missionárias, segundo objetivos, modos e tempos próprios” (Documentos da CNBB 110, Diretrizes para a formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, 316).

Experiências nacionais

a) Porto Velho-RO
b) Santarém-PA
c) Chaves, Ilha do Marajó-PA

As experiências acontecem cada ano. Podem participar delas seminaristas, reitores e formadores (diocesanos e religiosos) de todos os Regionais e (arqui)Dioceses do Brasil. Para mais informações, referentes à participação nessas experiências, favor entrar em contato através do e-mail: união@pom.org.br

FORMISE

Alguns anos atrás, surgiu a ideia de promover, sistematizar e impulsionar o processo de formação missionária de candidatos ao presbiterado (diocesanos e religiosos), em vista de uma Igreja em saída, na perspectiva da missão universal. Um dos elementos desse processo é a realização de Encontros de Formação Missionária para Seminaristas (FORMISE).
O FORMISE pretende contribuir para que “os Seminários possam formar discípulos missionários ‘enamorados’ do Mestre, pastores ‘com o cheiro de ovelhas’ que vivam no meio delas para servi-las e conduzi-las à misericórdia de Deus” (Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, Introdução, 3).
O FORMISE destina-se a seminaristas de todas as etapas de formação.
Anualmente, acontece o FORMISE nacional. Quase todos os Regionais promovem, anualmente, FORMISEs regionais. Há também FORMISEs provinciais e diocesanos.

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77