COMISE realiza encontro com Conferência dos Religiosos do Brasil de Minas Gerais

Na última terça-feira, dia 24 de maio, na cidade de Belo Horizonte (MG), a Comissão Missionária para Seminaristas (COMISE) foi apresentada a diretoria da CRB Regional Leste 2 (Conferência dos Religiosos do Brasil – Minas Gerais). O encontro ocorreu na sede da CRB regional que fica localizada no centro da capital mineira e teve como objetivo promover uma melhor a articulação dos COMISE’S nas casas de formação religiosa.

Participaram do encontro Ir. Maria das Graças Barbosa (coordenadora da CRB Minas Gerais), Pe. Tomas, VRC (vice coordenador), Ir. Mônica Antônia Soares (secretária), Ítalo Lima (coordenador nacional dos COMISEs), Pe. Nilton César Boni, CMF (formador Claretiano) e Vinicius Caixeta (coordenador do COMISE-CMF).

No início do encontro foi tratado sobre o objetivo do COMISE, que é o de fomentar, nos futuros presbíteros e candidatos à Vida Religiosa Consagrada, a consciência da missão como identidade do cristão e fornecer-lhes uma sólida espiritualidade e formação missionária que os tornem capazes de enfrentar os desafios da ação evangelizadora da Igreja: na pastoral, na nova evangelização e na missão ad gentes.

Em seguida foi apresentado o 4COMINSE (Congresso Missionário Nacional de Seminaristas) que será realizado em João Pessoa (PB), foram entregues a diretoria da CRB-MG o Regimento Interno e o Plano de Animação e Ação dos COMISE’S para que eles pudessem ver e conhecer a identidade dos COMISEs, pois existe para favorecer “uma maior unidade e eficácia operativa na animação e cooperação, e para evitar concorrências e paralelismos” (Cooperatio Missionalis, 12). O COMISE não é um movimento ou um grupo missionário restrito a alguns seminaristas. Sua atuação visa comunhão e sinodalidade, está aberta a todos e pretende beneficiar todos.

Foi apresentado também o projeto missionário que o COMISE-CMF está desenvolvendo na Paróquia Claretiana de Contagem (MG). Segundo a Irmã Maria das Graças Barbosa, “O COMISE será muito bom, pois irá promover ainda mais a missão nos jovens nas nossas casas de formação religiosa, pois não será nós que iremos falar, mas vocês, serão jovens falando para os jovens sobre a alegria de viver a missão, de ser missionário”.

Por fim, os estudantes Ítalo Lima e Vinicius Caixeta se colocaram à disposição para apresentar o COMISE às outras casas de formação religiosa, para assim haver uma maior articulação e empenho missionário entre os estudantes religiosos, no final do encontro a Irmã Graça pediu que o COMISE fosse apresentado aos outros estudantes das casas de formação religiosa nos encontros dos Inter’s e que iria sempre apoiar e incentivar toda forma de animação missionária.

Outras notícias