COMISE do Sul 4 realiza missão junto aos povos indígenas

Alegria, acolhida e gratidão resume a 1ª Missão da Comissão Missionária dos Seminaristas do Regional Sul 4 (COMISE), que ocorreu entres os dias 17 a 21 de julho, na Diocese de Chapecó, com a presença de 35 seminaristas. Dom Odelir acompanhou os seminaristas nesta experiências de missão, aprendizado e partilha com os povos indígenas.

37351793_1866009166790539_7992399543276666880_nA sede de acolhida e encaminhamento para esta missão foi a Comunidade Santa Bárbara, na Região Pastoral Nordeste, da Paróquia Santo António de Chapecó (SC). O primeiro dia foi de estudo e aprofundamento da realidade indígena na diocese, com a presença do CIMI-Sul, membros da Pastoral Indigenista e lideranças das aldeias. As visitas foram realizadas na Terra Indígena Xapecó, em Ipuaçu (SC), no Toldo Chimbangue e na Terra Indígena Kondá, em Chapecó.

A experiência vivida nestes dias de missão fez crescer a comunhão, a unidade e a fraternidade entre os seminaristas do Regional Sul 4. Pode-se compreender que tudo o que foi vivenciado colaborou para levar ao anúncio genuíno de Jesus Cristo. Dom Odelir frisava a preocupação da Igreja com a formação da dimensão missionário na vida dos futuros padre, e que a Igreja é missionário ou não é a Igreja de Jesus. Com todo o testemunho de Dom Odelir, pode-se perceber no seu olhar, o cuidado, a atenção, a acolhida e alegria com o seu povo, a sua disposição em servir ao próximo.

37405643_1869615139763275_1795218754028699648_nO seminarista Luan Rosete de Oliveira, da diocese de Lages, destacou o que mais marcou em sua experiência missionário com os povos indígenas. “Primeiro, a alegria que estava envolvendo nosso grupo durante os dias de missões. Éramos, como diz o livro dos Atos dos Apóstolos, “um só coração e uma só alma” (At 4, 32). O modo como íamos e voltávamos das aldeias indígenas, as conversas, sorrisos e causos foram, talvez, o maior sinal de evangelização. Isto carregarei comigo para sempre. Em segundo lugar, a acolhida, tanto da família quanto dos padres Edivandro, Ilton, Vanderlei e de Dom Odelir, bispo de Chapecó. Nós todos nos sentimos em casa. Fomos cuidados como filhos muito amados da Igreja de Jesus. Nada nos faltou, a providência nos sustentou e a graça de Deus nos amparou. Por final, a sensação de evangelizar e ser evangelizado. Pe. Edivandro dizia na nossa formação pré-missão que “evangelizar não é tanto levar Deus, mas na troca de corações se percebe o Amor de Deus, que se derrama na humanidade”. Saí da missão evangelizado, por muitas coisas: pela alegria, pelos desafios do povo indígena, pelas rezas dos povos indígenas, pelas palavras simples, mas carregadas de sentido e pela vivência religiosa e espiritualidade profunda destes povos. Deus é bom. Nos acompanhou e nos quis em Chapecó nestes dias. Deus nos reuniu como irmãos, seminaristas, vocacionados, para evangelizar e sermos evangelizados. A todos, muito obrigado. Deus abençoe aos irmãos indígenas e a todos os que lutam para que haja “vida, e vida em abundância” (Jo 10, 10).”

Após os dias, pode-se compreender que a missão revigora a Igreja, renova a nossa vocação, pois dá novo entusiasmos motiva-nos o anuncio da Alegria do Evangelho. “Não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário” Papa Francisco.

Comentários

Uma resposta

  1. Foi massa. Experiência marcante de formação, convivência, partilha, oração e encontro com.o diferente. Valeu. Obrigado a todos e cada um, especialmente ao Pe. Edivandro e sua equipe da Região Nordeste com as famílias que acolheram os seminaristas em suas casas. A missão mexe com.os pés porque alguém aqueceu o coração… Dom Odelir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor