COMISE Claretiano promove Santas Missões Populares em Contagem (MG)

O COMISE Claretiano realizou nos dias 26 de junho e 03 de julho, em colaboração com leigos membros da Paróquia Santo Antônio Maria Claret e Seminaristas, as Santas Missões Populares, projeto que foi estruturado desde o início do primeiro semestre de 2022.

Sendo a característica missionária parte importante da espiritualidade Claretiana, as Santas Missões Populares constituem parte significativa da vivência formativa dos estudantes. O principal objetivo deste projeto foi entrar em contato com uma dificuldade atual de nossas realidades paroquiais: o esfriamento das participações e a diminuição da espiritualidade após a COVID-19. A partir daí elaborar-se-á um documento que norteará a ação pastoral para com as famílias visitadas, tendo como meio a criação da COMIPA (Comissão Missionária Paroquial).

A partir dos mapas traçados, duplas e trios realizaram visita às casas das ruas contando com animação, música, momentos de oração e espiritualidade com as famílias visitadas tendo como apoio o subsídio elaborado pelos estudantes. A paróquia Santo Antônio Maria Claret esteve muito engajada, organizando espaço para descanso, alimentação e hidratação dos missionários que estiveram pelas ruas.

A experiência foi nova tanto para os paroquianos quanto para alguns estudantes que tiveram pela primeira vez contato com as Santas Missões. O estudante Lucas Chaves descreve da seguinte forma: “Minha primeira experiência missionária foi marcada pelo encontro com o outro. Foram momentos de abertura e acolhida, o que aconteceu de maneira recíproca. Tanto nas casas onde não entramos quanto naquelas em que fomos convidados a entrar as pessoas nos acolheram à sua maneira com palavras, gestos e olhares. Ver a necessidade de muitos por ajuda, o reconhecimento de que precisam da graça de Deus em suas vidas, me fez entender a importância de estarmos ali para os lembrar de que não estão sozinhos, de que há um Deus que os ama e não os abandona e de que fazem parte de uma grande família, que é a família de Deus. Um outro ponto que merece ser destacado sobre essa minha primeira missão é a questão do receio. Muitas vezes nos sentimos um pouco sem saber como chegar até as pessoas ou como falar com elas, contudo, na prática percebi que não há motivo para isso, o mais importante é fazer-se presença e através dessa presença ser sinal de Deus na vida daquela pessoa.”, destacou Lucas Chaves.

Texto: Lucas Salete

Outras notícias