Colaboração da União Missionária em Grupos de Trabalho

Por Pe. Antônio Niemiec, CSsR

A Pontifícia União Missionária existe na Igreja para ajudar a “educar a sensibilização missionária dos presbíteros, dos seminaristas, dos membros dos Institutos masculinos e femininos de vida consagrada e das Sociedades de vida apostólica e dos seus candidatos, bem como dos missionários leigos comprometidos com a missão universal. Esta União é como que a alma das outras Obras” (Cooperação missionária, 4).

Tendo esse objetivo e horizonte, o secretário nacional da União Missionária colabora, atualmente, em quatro Grupos de Trabalho (GT). Cada um desses grupos, que começaram sua atuação alguns meses atrás, tem seus objetivos bem definidos e suas reuniões de trabalho. Além disso, seus membros precisam contribuir na produção de reflexão, na elaboração de textos para subsídios e em outros encaminhamentos que são feitos.

Segue uma breve descrição desses GTs e suas atividades:

  • GT “Formação missionária”, da Comissão Missionária da CNBB. O GT foi formado para encaminhar a implementação de uma das quatro prioridades do Programa Missionário Nacional 2019-2023: “Formação missionária”. Essa prioridade se desdobra em três projetos, a saber: formação de sujeitos eclesiais das comunidades eclesiais missionárias; criação e articulação de uma equipe de assessores em vários níveis; formação missiológica.
  • GT “Missões populares”, da Comissão Missionária da CNBB. Diante da necessidade de criar uma maior comunhão e incentivar a caminhada sinodal de diversas metodologias das missões populares, existentes hoje no Brasil, foi tomada a decisão de criar esse grupo. Além disso, seus membros devem idealizar e preparar o 3º Seminário Nacional das Missões Populares.
  • GT “Religiosos presbíteros”, da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB). Um dos principais desafios que a vida consagrada masculina vai enfrentando, há algum tempo, no Brasil, é a questão da identidade carismática dos religiosos presbíteros e, consequentemente, tendência à diocesanização deles com o sacrifício do carisma fundacional. Uma das iniciativas, da CRB nacional, para enfrentar esse desafio, foi promover o 1º Encontro nacional de religiosos presbíteros, em 2018. Para dar continuidade à reflexão sobre essa temática e promover o próximo encontro, foi criado esse grupo de trabalho.
  • GT “Subsídios da IAM”, do secretariado Geral da IAM em Roma. O grupo foi convocado por causa da necessidade de renovar a proposta formativa de animadores e assessores da IAM, em todos os continentes, e de propor um itinerário de formação que possa servir a todos. Cada continente, através de seus representantes, convidados para participar desse grupo, está oferecendo suas contribuições na construção desse projeto formativo.

O esforço que a Igreja está fazendo hoje, através de suas diversas instâncias e organismos, visa fazer com que a “a causa missionária seja a primeira de todas as causas” (EG, 15) porque “a atividade missionária é a principal e a mais sagradas na Igreja” (AG, 29).

* Secretário nacional da Pontifícia União Missionária

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77