Chamados para amar

* Por Pe. Joãozinho

A Igreja no Brasil celebra, em agosto, o mês vocacional. Neste mês fazemos memória de muitas vocações: dos diáconos, padres, bispos; dos religiosos e religiosas e de todas as pessoas de vida consagrada; dos cristãos leigos e leigas, da vocação ao matrimônio, dos ministérios não-ordenados, com destaque aos catequistas.

A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, propõe para este ano de 2020, a reflexão sobre o tema “Amados e chamados por Deus”, com o lema “És precioso aos meus olhos… Eu te amo” (Is 43,4).

Deus, que é Amor (cf. 1Jo 4, 8.16), ama-nos com um amor eterno, um carinho imenso. Somos preciosos aos olhos do Senhor, queridos e cuidados por ele. Tão amados assim pelo Bom Deus, ele chama-nos a viver no amor.

Santa Teresinha do Menino Jesus, doutora da “Ciência do Amor”, encontrou na leitura da Palavra de Deus a resposta aos seus imensos desejos de amar e servir a Deus e à Igreja. Ao meditar os capítulos 12 e 13 da primeira carta de São Paulo aos Coríntios, Teresinha descobre que o Amor é o fundamento, o centro e a meta de toda vocação. “O amor encerra todas as vocações”. Por isso, ela chega a exclamar em uma alegria delirante: “No coração da Igreja, minha Mãe, serei o Amor…assim serei tudo”.

Qualquer vocação na Igreja só tem sentido se for uma experiência de amor pelos outros. O amor é que torna o pai, a mãe, o catequista, o religioso, a religiosa, a pessoa de vida consagrada, o diácono, o padre, o bispo, enfim, todo vocacionado, um sinal da presença de Deus que salva a humanidade. O dom da vocação é uma graça para amar. E aí está a verdadeira felicidade e paz para quem é chamado. Amados por Deus, somos chamados a amar todas as pessoas com o mesmo amor.

Jesus Cristo deixou um único e novo mandamento: “…que vos ameis uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros” (Jo 13, 34). O amor é a vocação de todos nós. E, cada pessoa, com sua vocação específica, é chamada a tornar presente este mandamento de Jesus. Além do mais, é o amor que nos identifica como discípulos e discípulas de Jesus: “Nisso conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns para com os outros “(Jo 13,35). Esta perfeita caridade é a nota predominante da comunidade cristã. É o sinal mais eloquente da presença de Jesus ressuscitado no meio do mundo, principalmente neste tempo de pandemia.

Este tempo difícil que estamos atravessando faz entender que agora e sempre há a necessidade de vocacionados e vocacionadas que sejam verdadeiras testemunhas do amor de Cristo. É a necessidade de uma Igreja que tenha um amor apaixonado por seu Mestre e pelas pessoas que mais sofrem.

A vocação de toda a Igreja é este amor fraterno entre os seus membros e o amor misericordioso para com todas as pessoas, especialmente os mais necessitados.

O Mês Vocacional é um tempo de graça para refletir sobre a nossa vocação como a vivência concreta do amor a Deus e aos nossos irmãos e irmãs.

Um elemento muito importante é a oração pelas vocações. O papa Francisco disse que: “As vocações nascem na oração e da oração. E só na oração podem perseverar e dar fruto”. Assim, a oração é fundamental para a descoberta, o discernimento e o processo de amadurecimento da vocação. Na oração acolhemos o amor de Deus por nós e a graça de transbordá-lo para os outros.

É necessário rezar para que surjam muitas vocações na Igreja; rezar para que cada pessoa se sinta amada e chamada por Jesus, e rezar para que toda a Igreja anuncie com alegria o amor de Jesus para todas as pessoas.

Jesus nos fala da importância da oração, quando diz: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita “(Mt 9,37-38). Este é como um “mandamento vocacional” de Jesus. Na obediência à sua palavra, rezemos, todos nós e todos os dias, pelas vocações.

* Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77