CELAM lança o itinerário sinodal da assembleia eclesial da América Latina e Caribe

“Somos todos discípulos missionários na saída”. É o lema que vai acompanhar a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, que será realizada na Cidade do México de 21 a 28 de novembro, após ter sido adiada devido à pandemia.

No lançamento, em vídeo, do itinerário sinodal que será percorrido pelo evento, divulgado no domingo, 24 de janeiro, o secretário-geral do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), dom Jorge Eduardo Lozano, disse que trata-se de uma jornada rumo à primeira Assembleia Eclesial.

“O lema nos lembra que desde o momento do Batismo fazemos parte da vida da comunidade cristã”, disse dom Eduardo. Ele também apresentou, no vídeo, o logotipo do evento. Segundo o secretário-geral do CELAM, a logomarca apresenta o mundo em movimento e também a grande riqueza da biodiversidade do continente latino-americano e do Caribe.

“Um caminho particular, original, no qual faremos juntos uma reflexão, um encontro, que nos permita discernir os novos desafios, à luz das riquezas fornecidas pelo Documento de Aparecida, na V Conferência Geral. Uma jornada em conjunto das diversas vocações do Povo de Deus, religiosa, religiosa, consagrada, leiga, masculina e feminina, sacerdotes, diáconos, bispos. Todas as vocações nas diferentes instâncias, tanto das Conferências Episcopais quanto de outras agências da Igreja”, afirmou.

A Assembleia recordará, 14 anos depois, a 5ª Conferência Geral da Conferência Episcopal Latino-Americana em Aparecida e terá como objetivos, como explica uma nota do CELAM, “contemplar a realidade de nossos povos, aprofundar os desafios do continente, reacender o compromisso pastoral e buscar novos caminhos em chave sinodal”.

Uma Assembleia híbrida
No vídeo, o monsenhor Alfonso Miranda Guardiola, secretário-geral da Conferência Episcopal do México, disse que seu país está muito emocionado por ser o anfitrião do evento. Ele também explicou que a Assembleia será realizada de forma mista, com algumas pessoas participando pessoalmente na Cidade do México e outras, remotamente, por meio das sedes alternativas em cada um dos países que compõem o CELAM.

“Queremos envolver toda a Igreja da América Latina e do Caribe, para que possam participar virtualmente, desde as conferências a serem realizadas no México, bem como os programas que ocorrerão em cada um dos locais alternativos desta Assembleia”, afirmou.

Três instâncias de preparação
O caminho da Assembleia propõe três instâncias de preparação: a espiritual, a escuta e o encontro. “O espiritual porque sabemos que no centro de nossas vidas está Jesus, que nos ensina o Novo Mandamento a amar a Deus acima de todas as coisas e ao nosso vizinho como nós mesmos. Um tempo também escutando, porque o Espírito Santo fala nos corações de toda sua família, de todos os crentes. Um tempo também para nos reunirmos, dialogar e discernir juntos quais são esses novos desafios aos quais o Senhor nos convida a levá-los com alegria”, explicou dom José Eduardo.

Conheça o vídeo de divulgação da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe:

Mensagem do Papa Francisco
Em vídeo, o Papa Francisco se dirigiu a dom Miguel Cabrejos Vidarte, arcebispo de Trujillo e presidente da Conferência Episcopal Peruana e do CELAM.

“Gostaria de lhes dar dois critérios para acompanhá-los neste tempo, um tempo que abre novos horizontes de esperança para nós. Primeiro, junto com o povo de Deus: que esta Assembleia não seja uma elite separada do santo povo fiel de Deus. Junto com o povo: não se esqueça, somos todos parte do povo de Deus, somos todos parte dele. Que o povo de Deus que é infalível “in credendo”, como nos diz o Concílio, é o que nos dá a pertença. Do povo de Deus surgem as elites, as elites iluminadas por uma ideologia ou outra, e esta não é a Igreja. A Igreja se dá no partir do pão, a Igreja se dá com todos, sem exclusão. Uma Assembleia de Igreja é o sinal de uma Igreja sem exclusão. E outra coisa a ter em mente é a oração. O Senhor está em nosso meio. Que o Senhor se faça ouvir, daí nosso pedido de que Ele esteja conosco”.

Conheça a mensagem do Papa no vídeo aqui.

Fonte: CNBB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados