CEBs do Brasil enviam carta ao novo bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga

Rondonópolis, 13 de junho de 2022, (em memória de Santo Antônio)

“…E escolhendo um Coração Missionário, sua tenda entre nós desejou construir…”

Querido irmão na caminhada Mons. Maurício da Silva Jardim

Como é bom confiar no Senhor! Neste tempo de crises e desafios sociais, políticos e eclesiais, queremos externar nossa imensa alegria em receber uma Boa Notícia! Os seus “sims” também nos encorajam a seguir acreditando na “estranha mania de ter fé na vida…”

Como nos rememora a recente Carta ao Povo de Deus, enviada pelos participantes do IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, “Cristo aponta para a Amazônia” (São Paulo VI). E é com esse entusiasmo e esperança, do verbo esperançar, que queremos acolhê-lo na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, deste abençoado Regional Oeste 2 da CNBB.

Estamos convictos de que seu coração missionário e o compromisso com esse jeito de ser uma Igreja em Saída na busca da vida plena para todos e todas, como nos exorta nosso amado Papa Francisco, muito nos ajudará no caminhar…

No momento presente estamos vivenciando um importante processo de reflexão e ressignificação das estratégias e métodos, a fim de motivar, animar, fortalecer e subsidiar nossas Comunidades Eclesiais de Base neste chão brasileiro. Ao mesmo tempo reafirmando o que acentua o Documento de Aparecida: “As comunidades eclesiais de base, no seguimento missionário de Jesus, têm a Palavra de Deus como fonte de sua espiritualidade e a orientação de seus pastores como guia que assegura a comunhão eclesial. Demonstram seu compromisso evangelizador e missionário entre os mais simples e afastados, e são expressão visível da opção preferencial pelos pobres. São fonte e semente de variados serviços e ministérios a favor da vida na sociedade e na Igreja. Mantendo-se em comunhão com seu bispo e inserindo-se no projeto de pastoral diocesana, as CEBs se convertem em sinal de vitalidade na Igreja particular”. (DAp. 179).

Com o lema “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra”, o 15º Intereclesial das CEBs se propõe a colaborar com a reflexão necessária para avançarmos com passos firmes e significativos na direção de uma Igreja Sinodal e Ministerial profundamente integrada e comprometida com a vida concreta do nosso povo e com a nossa Casa Comum.

Como “ninguém solta a mão de ninguém…”, renovamos e reafirmamos nosso apoio, disposição e comunhão contigo e com todos os bispos, especialmente deste Regional Oeste 2, no trabalho evangelizador e na exigência evangélica de testemunhar a fé, a fraternidade e o serviço no mundo onde vivemos e no coração das comunidades eclesiais de base nas quais atuamos.

É com este espírito de prazer e alegria que o acolhemos Dom Maurício da Silva Jardim, desejando, desde já, um feliz pastoreio em seu Ministério Episcopal em terras mato-grossenses, na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, animando as Comunidades Eclesiais de Base do Brasil para que continuem sendo sementeiras do Reino. “Vem prá cá”, vamos juntos e juntas cirandar…

Amém! Axé! Awere! Aleluia! Pemegare!

Ampliada Nacional das CEBs
Secretariado para o 15º Intereclesial
Ampliada Regional das CEBs – RO2 da CNBB

Outras notícias