Ceará realiza Encontro de Líderes da JM

A Juventude Missionária do Estado do Ceará realizou, de 7 a 9 de setembro, na cidade de Ubajara, Diocese de Tianguá, o Encontro de Líderes da Juventude Missionária Nível 3 (ELJUMI 3), com o tema “Juventude Missionária, Sinodalidade e Comunhão”, tendo como formador o Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Padre Badacer Neto.

jm3Além da formação, houve uma trilha no Parque Nacional de Ubajara, para um momento de convivência com a natureza, e momentos de partilha com os coordenadores diocesanos sobre suas realidades locais para uma percepção de como está a Juventude Missionária no estado. O ELJUMI 3 se encerrou com a celebração da Santa Missa presidida pelo Padre Badacer na igreja matriz da Paróquia São José.

jm1Marta Tainá, de Ararendá, Diocese de Crateús, fala: “O ELJUMI é uma experiência maravilhosa, onde podemos entender o real significado da palavra ‘sinodalidade’ e podemos conviver com parceiros de missão e conhecer, através deles, as diversas realidades. Os três dias trouxeram uma perspectiva de como devemos agir em comunhão para, assim, tornar realidade o anúncio do Evangelho a todas as nações”.

Evandro Júnior, de Fortaleza, diz: “Ter o contato com grupos de diferentes dioceses me fez perceber que, por mais diversas as pessoas que estavam presentes, em muitos momentos nos tornamos uma só juventude. Pude compreender e colocar em prática o verdadeiro sentido de ‘sinodalidade e comunhão’. Aprendi a ser sinodal e comungar com meu próximo, não só por palavras, mas, principalmente, por passar a olhar verdadeiramente para outro, como eu quero que olhem para mim: com atenção, com compreensão, com respeito e com amor”.

Outras notícias