Ceará realiza Congresso Missionário do Regional Nordeste 1

Entender a realidade para construirmos uma Igreja verdadeiramente missionária. Com esse objetivo, o Regional Nordeste 1 da CNBB (estado d Ceará) realizou seu 1º Congresso Missionário. O evento ocorrido nos dias 14 a 16 de julho, no sitio São Francisco em Horizonte, arquidiocese de Fortaleza, serviu de preparação para o 4º Congresso Missionário Nacional marcado para setembro deste ano em Recife (PE).

A programação abriu com uma análise da conjuntura política e social do país realizada por Vicente Flávio, das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da arquidiocese de Fortaleza que mostrou os retrocessos políticos e sociais, os contextos que precisam ser denunciados e as lutas que podemos ajudar a fortalecer.

IMG-20170718-WA0046

Participaram representantes das nove dioceses do Estado, membros da Conferência dos Religiosos e Religiosas do Brasil (CRB), Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), Associação dos Missionários do Nordeste, Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária JM). Foram dias de muito estudo, animação e espiritualidade missionária onde todos perceberam a necessidade de unir forças para a vivência da alegria do evangelho para uma igreja em saída.

As reflexões seguiram a mesma temática do 4º Congresso Missionário Nacional. O bispo da diocese de Crateús (CE) e referencial para a missão no Ceará, dom Ailton Menegussi, tratou sobre “A alegria do Evangelho” e trouxe a mensagem do papa Francisco analisando as conjunturas nas quais somos desafiados a vivenciar a alegria do anúncio. Dom Ailton animou as forças missionárias para tornar a Igreja do Ceará cada vez mais missionária e autêntica seguidora de Cristo.

IMG-20170718-WA0045O assessor do Conselho Missionário Regional (Comire), padre Antônio Lopes, tratou sobre Sinodalidade e Comunhão. “A sinodalidade representa a própria realidade da vida eclesial pois o povo é chamado formar comunidade e caminhar juntos com os irmãos e com Deus”, disse o assessor. “Podemos compreender a sinodalidade como um aspecto central da participação. Sem caminhar junto não pode haver participação e sem participação nas decisões e nas práticas eclesiais não pode haver sinodalidade”, destacou padre Lopes.

O tema do Testemunho e profestismo foi abordado pelo padre Cornélio, professor da Faculdade Diocesana de Mossoró. “O ponto chave para o testemunho e o profetismo é o encontro com a pessoa de Jesus Cristo e seu Evangelho”, sublinhou o padre. “O profetismo e o testemunho do discípulo missionário se inserem no projeto de Jesus Cristo, que é instaurar o Reino de seu Pai. Reino de vida, de justiça e liberdade, reino da verdade e da paz.”

Na opinião do padre Luciano Gonzaga, coordenador do Comidi da arquidiocese de Fortaleza, “o Congresso foi uma expressão da comunhão do Regional com a participação de todas as dioceses”. IMG-20170718-WA0048Padre Luciano ressaltou que “as formações, partilhas, a espiritualidade e a convivência foram momentos fortes e que isso ajudam a motivar a participação no Congresso Missionário Nacional e juntos levarmos a palavra, o testemunho e a caridade a todos os povos”.

O jovem Bruno Elvis, da Juventude Missionária (JM) da diocese de Limoeiro do Norte (CE) enfatizou que, além da formação, é fundamental “a troca de experiências entre pessoas das diversas realidades. Um encontro como esse anima ainda mais a trabalhar por um mundo mais justo e solidário”.

Para a coordenadora estadual da Infância e Adolescência Missionária (IAM), Ariane Gleice, “o Congresso foi um momento ímpar de formação e troca de experiências das forças missionárias no Ceará. Foi muito positivo escutar pessoas de dioceses diferentes formar peculiaridades de se levar a alegria do Evangelho”.

Maria de Jesus, uma das representantes da diocese de Sobral, disse que o encontro serviu de incentivo para “fortalecer a sua atuação junto às Pastorais Sociais em sua diocese e paróquia”.

O Regional Nordeste 1 estará no 4º Congresso Missionário Nacional com uma delegação de 40 pessoas representando todas as dioceses e forças missionarias do Ceará.

Com informações do Comire Nordeste 1.

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77