CCM conclui módulo final do curso de pós-graduação em missiologia em parceria com a FATEO

O bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, participou na manhã desta sexta-feira, 30 de julho, da aula de encerramento do 3º módulo da pós-graduação Latu Sensu em Missiologia, realizada pelo Centro Cultural Missionário (CCM) em parceria com a Faculdade de Teologia (Fateo) de Brasília (DF).

O secretário-geral da CNBB fez uma breve reflexão com o tema da aula ‘juventudes’ e falou sobre o desafio missionário lembrando as palavras de São Paulo quando diz que o que se recebe do Senhor se transmite e se passo a diante.

“Primeira coisa que me chama atenção, me alegra é ver a Igreja agindo, fazendo missão, formando gente apesar da pandemia e das normas de distanciamento. Eu diria que chega a ser um orgulho. Segundo, como já indique uma alegria muito grande com o tema missão que é um tema sempre prioritário. Quando criança eu aprendi que como uma bicicleta que só fica em pé quando se movimenta – foi a imagem que passaram pra mim de missão, assim é a Igreja que não pode parar de viver a missão. Ainda mais agora em que ela se torna uma urgência, nesses tempos tão desencontrados, tão atrapalhados, tão cheios de incertezas e de rumos que são apresentados, a missão se torna, a meu ver, a urgência das urgências”, ressaltou.

Dom Joel agradeceu ainda ao CCM e à direção da faculdade, ao corpo docente formado especialmente para esse curso. “Meu agradecimento especial às alunas e alunos pelo empenho em não se deixarem vencer pelo desânimo e claro, agradecer, a Deus e nos sustenta em meio as adversidades do dia a dia. Deus nos sustenta enviando, Deus nos envia sustentando”, disse.

O encerramento do terceiro módulo do curso foi com a disciplina “Juventudes e diálogo intergeracional”, aprofundada e refletida pela doutoranda em Sociologia da Universidade de São Paulo e professora do Curso de Especialização Juventude no Mundo Contemporâneo da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Vanessa Aparecida Araújo Correia.

Neste módulo, os 45 alunos também aprofundaram as seguintes matérias Missão e Iniciação à Vida Cristã; Animação e Cooperação Missionária; Sujeitos, Modelos e Paradigmas da Missão; Missão, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso e Dimensão humano-afetiva na Missão.

A Victória Holzbach, 30 anos, missionária em Moçambique de 2016 a 2019, jornalista da assessoria de comunicação da CNBB Sul 3 e também coordenadora do Conselho Missionário Regional, disse que integrar esta primeira turma da pós-graduação em Missiologia foi um caminho de descobrimentos e muita construção.

“Fomos feitos missionários e missionárias por nosso batismo e durante a vida assumimos a missão de Deus de diversas formas, na pluralidade dos nossos ministérios. A pós em Missiologia abriu caminhos para que nossas missões fossem também se transformando em reflexão e teoria, iniciando a nossa formação de missiólogos e missiólogas”, ressalta.

Ela destaca que a formação a fez pensar e rever a experiência dela como missionária ad gentes em Moçambique a partir de um novo ponto de vista.

“Este caminho de dois anos na pós me ajuda a construir e me empenhar na construção de um novo conceito de missão da Igreja, baseado totalmente no diálogo – entre culturas, religiões, gerações – e que tem sempre como horizonte o encontro com o outro em sua realidade”, disse.

O curso teve início em janeiro de 2020 com um módulo presencial. Uma missa foi celebrada na sede da Faculdade de Teologia para marcar o início do 1º curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Missiologia. O segundo e o terceiro módulos aconteceram de modo virtual com aulas online por causa da pandemia da Covid-19. Durante a formação, os alunos assistiam às aulas no período da manhã, das 8h15 às 11h45, e participavam das orientações pedagógicas no período da tarde. A conclusão da pós-graduação se dará com a apresentação do trabalho de conclusão.

O curso é uma concretização de inspirações do Programa Missionário Nacional (PMN 2019-2023) e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023), aprovada spelo episcopado brasileiro, em maio de 2019, na 57ª Assembleia.

Fonte: CNBB

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77