CCM conclui a primeira pós-graduação latu senso em missiologia

Um encontro virtual, realizado na noite da segunda-feira, 27 de setembro, marcou a conclusão do 1º curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Missiologia, oferecido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Faculdade de Teologia da arquidiocese de Brasília (Fateo).

O diretor do CCM, padre Djalma Antônio da Silva dirigiu-se, com gratidão, a todos os colaboradores e colaboradoras para a realização do curso, parceiros e alunos. “Dirijo-me a vocês para expressar meus parabéns pela conclusão desta pós graduação Latu Senso em Missiologia”. Padre Djalma agradeceu a Deus pela coragem com a qual revestiu os estudantes para chegarem até o final dos estudos.

O diretor do CCM lembrou das adaptações necessárias que o curso sofreu em razão da pandemia da Covid-19. “O curso que foi gestado para ser presencial e passou a ser virtual. Muitos tiveram que começar do zero para se adaptar à essa nova realidade. Os que chegaram aqui foram abençoados com o dom da perseverança, virtude dos que não se deixam abater com as dificuldades e obstáculos”, disse.

“O tempo de missão é o agora, o local de missão é o aqui”

Após saudar os alunos e agradecer a todos os que organizaram o curso e parceiros, o bispo-auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado falou que esta época é marcada como um tempo de missão. As análises de conjuntura, segundo o secretário-geral da CNBB, caracterizam este tempo como um período de mudança de época.

“Quanto maior as perplexidades deste tempo de mudança, maiores são os desafios à fé. A fé responde aos desafios com a missão, entendida como firmeza transformada em ação, Parresia levada às vias de fato”, disse.

O secretário-geral da CNBB disse não negar a existência do muito a fazer. “Mas reconhecemos que na base de tudo que se possa fazer a resposta cristã é essencialmente missionária. Um curso como este, com a adesão e o tema merece todo o destaque, por isto mais do que formatura o momento agora é de envio. Tempo de missão é o agora, o local de missão é o aqui, realidade que coloca todo nosso agir pessoal e pastoral em chave missionária com a tarefa de apresentar Jesus Cristo e o Reino de Deus como contribuição cristã para os rumos do mundo “, disse.

Sobre 1º curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Missiologia
O bispo de Chapecó (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Odelir José Magri, também presente ao encerramento, reforçou que o 1º curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Missiologia é uma concretização de inspirações do Programa Missionário Nacional, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023).

Dom Odelir disse que o curso tem o papel de capacitar agentes para o serviço missionário à Igreja no Brasil mas também de formação pessoal e de discípulos e discípulas missionários de Jesus Cristo. “O que aquece o coração faz mover os pés no sentido do ser missionário e missionária”, reforçou.

O primeiro módulo do curso teve início em janeiro de 2020 de forma presencial. O segundo módulo foi concluído em janeiro de 2021 e aconteceu totalmente de modo virtual em razão da pandemia do novo Coronavírus. Os 45 alunos assistiram às aulas no período da manhã, das 8h15 às 11h45, e participaram das orientações pedagógicas no período da tarde. O terceiro módulo dedicou-se ao aprofundamento e à produção do trabalho de conclusão da pós.

Programação de cursos no CCM até o final do ano:
Curso de Espiritualidade Missionaria – 18 a 22 de outubro.
Curso de Catequese Missionária – 8 a 12 de novembro.
Curso Ad Gentes – 1º a 19 de novembro.

Fonte: CNBB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados