CCM abre inscrições para Curso Ad Gentes de extensão para missionários enviados além-fronteiras

O Curso Ad Gentes é promovido pelo Centro Cultural Missionário da CNBB, em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

Os participantes são convidados a cultivar um estilo de vida de despojamento, serviço, acolhida, vida comunitária, espiritualidade e cuidado com o todo que os envolve. O curso é intensivo: manhã e tarde. A noite é reservada para execução das atividades solicitadas pelos assessores(as). É importante que as pessoas participem de toda a programação proposta.

OBJETIVOS
1. Objetivo Geral
Oferecer uma formação missionária específica para missionários (as) enviados (as) à Missão Ad Gentes.

Objetivos Específicos
Aprofundar as motivações pessoais, a própria compreensão do significado da missão, a visão dos desafios missionários, os fundamentos bíblicos e teológicos da missão;
Fornecer aos participantes referenciais essenciais teóricos e práticos para a ação missionária, recorrendo a vários tipos de mediações interdisciplinares;
Proporcionar, através do estudo, da reflexão e do debate, momentos de discernimento participativo, de revigoramento espiritual e de atualização sobre os caminhos da Igreja missionária.
PÚBLICO ALVO
Missionários (as) presbíteros, diáconos, consagrados(as), seminaristas, leigos (as) prestes a serem enviados para a Missão Ad Gentes.

JUSTIFICATIVA
A formação dos missionários é um fator básico para o desenvolvimento das atividades missionárias. É preciso, antes de tudo, capacitá-los e qualificá-los recorrendo a um debate interdisciplinar que provoque uma maior percepção do que é ser missionário (a) na sociedade contemporânea em que vivemos.

PROGRAMA DE TEMAS, CARGA HORÁRIA E EMENTAS
O foco do curso é a pessoa do missionário(a). O caminho formativo dá-se através das seguintes abordagens: Dimensão humano-afetiva da missão; Dimensão bíblica da missão; Dimensão histórica da missão; Dimensão socioambiental e geográfica da missão; Dimensão teológica da missão; Dimensão eclesial da missão; Dimensão antropológica da missão; Dimensão pedagógica da missão; Dimensão espiritual da missão.

METODOLOGIA
O curso se dará com explanações, debates, oficinas e plenários. Poderão ser utilizados recursos de vídeos, slides, projeção de pontos chave e outros meios adequados a cada temática. Cada assessor elaborará um plano de exposição do tema em diálogo com a coordenação do curso.

COORDENAÇÃO
A coordenação do Curso Ad Gentes é da responsabilidade do CCM, POMs e CRB.

ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAS
Para o bom aproveitamento do curso é preciso que cada participante tome conhecimento e concorde, previamente, com a organização e as regras da casa. Tempos e espaços foram pensados e elaborados com base em uma proposta formativa específica. Algumas exigências logísticas requerem a colaboração dos cursistas.

O curso será realizado na sede do CCM – SGAN 905 Conj. C, Brasília, DF – onde os participantes são também hospedados. A casa oferece sala de conferências, de reuniões, de jogos e aparelhos de ginástica, sala de estar com TV a cabo, biblioteca, capela, oratório, lavanderia comunitária e uma área externa. Os quartos para os participantes são individuais (duplos, em alguns casos), com roupa de cama e de banho. Todos os ambientes da casa têm conexão com internet sem fio.

Diariamente haverá momentos de oração, sendo as laudes às 7h e a Celebração Eucarística as 18hs, de segunda a sexta-feira, onde as mesmas são preparadas pelos participantes, seguindo sugestões dos assessores ou da equipe de coordenação. Aos sábados a celebração eucarística acontece às 07h, e aos domingos os cursistas participam das celebrações nas Paróquias da Arquidiocese de Brasília.

Aos sábados haverá trabalhos somente na parte da manhã, sendo que as aulas acontecem das 08.30h às 12h. E a oração é pessoal na parte da manhã.

O horário das refeições: café da manhã 07h30 a 08h; almoço: 12h a 12h40; jantar: 18h a 18h40.

Solicitamos que a partir das 22h o silêncio seja estritamente observado, especialmente em respeito aos que já estão descansando. Às 23h fecha-se o portão para entrar e sair do CCM.

INVESTIMENTO
O investimento total do curso é de R$ 4.800,00 reais. O pagamento pode ser feito via transferência bancária – pix ou depósito. Para agilizar a emissão dos recibos, solicitamos que, após efetuar o pagamento, enviar o comprovante para o e-mail: ccm.missionarios@gmail.com ou via whatsApp (61) 9 9675-1855 informando os dados que devem constar no recibo como: nome da pessoa física ou jurídica, CPF ou CNPJ e endereço.

Aviso: Para quem chegar antes do dia 02/10 ou precisar ficar depois do dia 21/10, será cobrado taxa diária de R$ 80,00 reais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O Curso Ad Gentes tem como texto iluminador a passagem dos atos dos Apóstolos (1,8): “Sereis minhas testemunhas”. Os missionários/as discípulos/as de Jesus são convidados a colaborar na construção do Reino de Deus no mundo inteiro.

ASSESSORES/AS:
Prof. Jeronimo Lauricio de Souza Oliviera. Mestre em teologia pela FAJE

Ir. Edilamar da Gloria Martins – Passionista. Mestra em psicologia

Prof..Eduardo Pessoa Cavalcante. Doutorando em teologia pela FAJE

Prof. Jeronimo Lauricio, de Souza Oliviera. Mestre em teologia pela FAJE

Pe. Joaquim Andrade. Missionário do Verbo Divino. Dr. em ciências da religião e mestre em antropologia.

Lucia de Fátima – Missionária leiga, catequista

Prof. Luiz Felipe Barboza – Doutor em ciências sociais, secretário executivo do OLMA

Frei João Benedito. OFMconv. Doutor em Liturgia

Prof. Sergio Coutinho. Doutor em história

Frei Clézio, ofm. Pós-graduado em Missiologia

Saiba mais em www.ccm.org.br/cursoadgentes2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados