Carta da Juventude Missionária do Brasil a todos os discípulos missionários

Brasília/DF, 20 de novembro de 2022.
Solenidade de Cristo Rei.

Juventude Missionária, oportuna e necessária!
Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo o quanto vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos (Mt 28, 19-20).

Saudações a todos os discípulos missionários!
Estivemos reunidos na XI Assembleia Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, com a atividade da Juventude Missionária, de 18 a 20 de novembro, na sede das POM, com o tema “Jovens, ide pelo mundo com alegria e coragem” e lema “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). A Juventude Missionária participa da missão de Deus como cristãos batizados inseridos em seu contexto e, na assembleia com os coordenadores estaduais, reafirma o seu carisma local e universal junto às Pontifícias Obras Missionárias, em comunhão com toda a Igreja do Brasil com o planejamento do triênio 2023-2025.

Conscientes da realidade do país e, em especial, das adolescências e juventudes, faz-se necessário estar atentos aos medos e às dores, assim como os sonhos e as alegrias que as mudanças do mundo apresentam, em especial, no contexto pandêmico. Reafirmamos o compromisso do cuidado com a vida e com a casa comum, onde todos somos irmãos e irmãs.

O contexto pandêmico tem sido uma oportunidade de nos enxergarmos como cristãos e compreendermos que a nossa “vocação missionária tem a ver com nosso serviço aos outros” (FRANCISCO, CV, p. 146), que faz parte de toda a nossa vida e do carisma da Juventude Missionária e de todos os batizados, estabelecendo pontes que valorizem a humanidade e seu compromisso com a vida da Casa Comum. Continuamos abertos às novidades do Espírito, pois é ele que suscita a continuidade da missão de Deus, fazendo revitalizar as atividades da Juventude Missionária em nosso país. Assim a JM vive como um todo pois “a missão se realiza em conjunto e não individualmente, em comunhão com a comunidade eclesial e não por iniciativa própria” (Papa Francisco, mensagem para o Dia Mundial das Missões 2022).

Hoje, celebrando a abertura do Ano Vocacional, queremos estar também na unidade em despertar como Juventude Missionária que a vocação é graça e Missão, pois, nessa sintonia, o nosso coração arde como os dos discípulos de Emaús; não ficamos parados, mas nos colocamos sempre a caminho. Em comunhão com o Papa Francisco, nos comprometemos como Igreja em saída, em estado permanente de missão, que entende o encontro com o outro, com os mais frágeis, vulneráveis, os pobres no encontro samaritano com o próprio Jesus Cristo. Fortalecemos as igrejas locais que se encantam e as juventudes, concedendo apoio, aproximação e presença em suas vidas e iniciativas missionárias.

O Sínodo de 2023, que tem por tema “Por uma Igreja sinodal”, nos convoca a caminharmos juntos, como irmãos e irmãs, para anunciarmos o Evangelho de acordo com a missão que nos foi confiada. Convocamos a todos para que unirmos nossos corações, mãos e pés nesse itinerário de graça que nos foi confiado. Que seja habitado pelo Espírito! Tal qual o Sínodo, no próximo ano o Congresso Missionário Nacional, em seu tema, nos instiga a romper as barreiras geográficas, porém sem perder as raízes de nossa Igreja local e, em seguimento, o Congresso Americano Missionário, que nos chama como evangelizadores do Espírito além-fronteiras.

Contentes pelo processo que temos realizado nas dioceses de nosso país e desejosos que outras realidades encontrem pessoas e espaços para organizarem a ação missionária, nos comprometemos como testemunhas à luz de Pauline Jaricot, que sejamos feitos “para amar e agir”.

Fraterno abraço,
Jovens Missionários, sempre solidários!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77