Cardeal Tagle na assembleia das POM: “Na pandemia desperta o espírito missionário de todos os batizados”

“Durante o período doloroso da pandemia, não faltou nossa missão de estar perto dos que sofrem. As Pontifícias Obras Missionárias continuaram a partilhar experiências, puderam compreender o sofrimento de muitos povos através de intercâmbios contínuos, também online. Embora tenhamos sofrido muito como família humana, no entanto, a pandemia não nos impediu de desenvolver nossa atividade missionária ”, disse o Cardeal Luis Antonio Tagle, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, falando na abertura da Assembleia Anual das Pontifícias Obras Missionárias (POM), que se celebra digitalmente de 1º a 3 de junho de 2021.

“A ação missionária nasce de uma profunda espiritualidade, como nos lembrou o Papa Francisco: não devemos esquecer o primado da graça do Senhor” , reiterou, lembrando que a pandemia deu “uma grande lição de humildade”, visto que muitos planos e programas pastorais não foram realizados e houve “uma reeducação para confiar na Providência e na graça do Senhor”. “Eles nos ensinaram que a oração é essencial para a animação e a atividade missionária, como vemos em Pauline Jaricot: a animação missionária não está separada de ser discípulos, amigos de Jesus, que nos envia a dar frutos”, reiterou o Cardeal.

Partindo deste quadro, Tagle sublinhou que as POM não são apenas “um organismo de angariação de fundos”, mas que têm a missão de “despertar o espírito missionário que está no coração do batismo, portanto típico de todo batizado. Observando que, muitas vezes, o compromisso missionário é relegado a um grupo de pessoas ou apenas durante o Dia Mundial das Missões, com a coleta relativa, o cardeal disse que, com a pandemia, “voltamos ao cerne da missão, despertando participação missionária nas famílias, lares, escolas, paróquias e locais de trabalho”. Recuperar esta vocação missionária de todos os batizados, “isso se traduz em atos de caridade missionária e de solidariedade para com os pobres e os que sofrem: a coleta é alimentada por esta caridade missionária”, explicou o Cardeal Tagle.

No trabalho de divulgação da Boa Nova, Tagle parou na comunicação que hoje se realiza no mundo digital, convidando a usar as ferramentas da web e das redes sociais para contar histórias e experiências de jovens e leigos missionários que “são exemplos de grande inspiração para a sociedade”. Ele até assinalou que tem havido um aumento geral de pedidos de materiais e conteúdos bíblicos e espirituais para compartilhar no mundo digital, para que as POM possam usar essas ferramentas para o trabalho de evangelização.

Referindo-se ao filósofo e escritor francês Fabrice Hadjadj, ele desafiou a assembleia a refletir sobre a questão: “Como falamos de Deus, como trazemos a Boa Nova?” Não se trata apenas de técnica, atuação ou estratégia para cativar o público, afirmou, porque se a evangelização se reduzir a isso se torna propaganda, distorção, comunicação falha ou apenas retórica. A comunicação missionária parte da dimensão da “missio Dei”, “de Deus comunicando-se com o seu povo, numa relação de amor”. “Deus comunicou-se enviando-nos o Filho, o Verbo, o Verbo que se fez carne”, assim “falou a língua da humanidade”, comentou, convidando-nos a recuperar esta dimensão.

E, antes de comunicar, queria que voltássemos “às experiências que tiram as nossas palavras”, como as “do horror que sentimos face ao mal ou a um bem incrível, que ultrapassa a nossa capacidade humana”. “A sensação de total incapacidade de reação, o espanto”, comentou, “vão permitir-nos comunicar através da oração. O assombro diante do bem prepara a nossa comunicação e quando abrimos a boca é um verdadeiro canto de alegria, de esperança, de que o mundo precisa ”, especialmente os jovens que hoje procuram a autenticidade e a credibilidade dos comunicadores.

“Ao comunicar o Evangelho, devemos nos perguntar se vivemos a Boa Nova do Evangelho, pondo-a em prática e não apenas anunciando-a, pois os jovens, conhecedores da realidade virtual, olham se quem comunica é autêntico, se eles vivem essa mensagem que comunica”, encerrou o Card. Tagle, que conclui convidando a todos a continuarem “comunicando e contagiando as pessoas com a beleza da Boa Nova”.

Fonte: Agência Fides

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77