Caminho de preparação para o Natal

de Dom Adelar Baruffi *

Continuamos o caminho para o Natal. Para podermos prepará-lo bem, a Igreja propõe a vivência de uma espiritualidade, a vigilante e alegre espera de Deus que vem ao nosso encontro. Mais uma vez nos faz repetir as palavras do salmista, que ao contemplar a bondade de Deus exclama: “O que é o homem para dele te lembrares? O ser humano, para que o visites?” (Sl 8, 5). A oração do Advento é de júbilo e gratidão a Deus.

Neste caminho do Advento, nosso povo tem uma bela tradição de realizar encontros em grupos de reflexão. Cada vez mais compreendemos como não é possível ser cristão sozinho. Na pequena comunidade, no grupo de reflexão, nos sentimos acolhidos numa casa, num lar. Acolhemos e somos acolhidos. Temos nome, rosto, histórias que são partilhadas e rezadas com outras pessoas. Sentimos existencialmente a comunhão que formamos pela fé em Jesus Cristo. Esta pequena comunidade, célula da Igreja, é a casa da Palavra. Por meio da Leitura Orante, a Palavra é proclamada, acolhida, interiorizada, contada, meditada, rezada e contemplada. Nenhuma palavra é mais importante do que ela. Ela vai revelando, a cada encontro, o grande mistério de Deus que se faz pequeno e vem a nós em Jesus Cristo, o Filho amado. Os textos contam a história do nascimento de Jesus, com todo o drama humano e de fé vividos por Maria e José. Conduz-nos ao centro, ao essencial: o Natal é a grande notícia, sempre portadora de alegria, do Deus que “amou tanto o mundo que entregou o seu Filho único, para que não morra tudo o que nele crê, mas que tenha a vida eterna.” (Jo 3,16). Por isso, os encontros auxiliam no crescimento e maturidade da fé. Nas histórias bíblicas nós nos sentimos contemplados, como se fizéssemos parte delas e estivéssemos presentes às cenas. “São elas [as pequenas comunidades] um ambiente propício para escutar a Palavra de Deus, para viver a fraternidade, para animar na oração, para aprofundar processos de formação na fé e para fortalecer o exigente compromisso de ser apóstolos na sociedade de hoje” (DAp, n.308).

Ao caminhar para o Natal, contemplamos Deus que vem constantemente ao nosso encontro. Como rezamos no Prefácio do Advento: “Agora e em todos os tempos, ele vem ao nosso encontro, presente em cada pessoa humana, para que o acolhamos e testemunhemos na caridade, enquanto esperamos a feliz realização de seu Reino.” Por isso, o Advento fala também do movimento de Deus que sai de si e, por amor, se faz pequeno e vai em busca da ovelha perdida do rebanho. Em nós, o encontro com Jesus Cristo provoca um movimento de saída, um êxodo permanente, para uma vida que quer ir ao encontro dos irmãos para oferecer misericórdia. Esta é a lógica do agir de Deus e deve ser a lógica do agir do cristão. Aproveitemos este tempo da graça de Deus para irmos ao encontro das realidades de pobreza e sofrimento que, certamente, não estão longe de nós. A caridade é a marca cristã, pois Deus é assim e age assim constantemente. Por esta razão, a espiritualidade do Advento nos convida à contemplação deste mistério da Encarnação do Filho de Deus, que não fala somente do Eterno que vem habitar o tempo e a história humana, mas revela quem nós somos e o sentido de nosso existir.

Além dos gestos solidários que cada um é convidado a realizar, não esqueçamos de contribuir na Campanha da Evangelização, que é realizada nos dias 10 e 11 de dezembro em nossas comunidades. Os recursos são destinados a projetos de evangelização. Participemos, também, da celebração penitencial em nossa comunidade, onde somos convidados à confissão sacramental, o abraço de Deus misericordioso.

* Dom Adelar Baruffi é bispo de Cruz Alta (RS)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77