Caminhar juntos

Por Pe. Maurício da Silva Jardim*

Sínodo significa caminhar juntos numa atitude de escuta. Assim, para os padres sinodais pedimos ao Espírito Santo, antes de mais nada, o dom da escuta. “O Sínodo dos Bispos deve tornar-se cada vez mais um instrumento privilegiado de escuta do Povo de Deus: escuta de Deus, até ouvir com Ele o grito do povo; escuta do povo até respirar nele a vontade a que Deus nos chama” (Episcopalis communio, n. 6).

O processo sinodal se desdobrou em três momentos: Fase preparatória que aconteceu desde a convocação do Papa Francisco em 15 de outubro de 2017, quando se iniciou o processo de escuta sinodal e fez nascer o instrumento de trabalho. A escuta aconteceu nas assembleias e rodas de conversas, envolvendo 87 mil pessoas dos nove países da Pan-amazônia; a Assembleia Sinodal realizada em Roma, num encontro fraterno de 21 dias, de 6 a 27 de outubro de 2019; e o Pós-Sínodo com a publicação da Exortação Apostólica Pós-Sinodal do Papa Francisco, e a recepção das indicações do sínodo em todas as Igrejas locais do território Pan-amazônico.

O chamado à conversão foi um dos destaques da assembleia sinodal. O documento final se estrutura em cinco capítulos que nos convoca à conversão Integral, a “única conversão ao Evangelho vivo, que é Jesus Cristo, que se desdobra em quatro dimensões interligadas para motivar a saída para as periferias existenciais, sociais e geográficas da Amazônia: conversão pastoral, cultural, ecológica e sinodal” (Documento final, 19). Na prática, a conversão pastoral se dá saindo de uma pastoral de conservação para uma pastoral mais ousada, missionária e que vai ao encontro das pessoas. O sínodo indicou um caminho novo desse âmbito pastoral: ‘sair de uma pastoral de visita para a pastoral da presença´ que se traduza numa evangelização de diálogo intercultural, permanecendo junto às comunidades dos povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

O sínodo fez recepção a três importantes documentos do magistério do Papa Francisco Laudato Si (‘Louvado sejas’) sobre o cuidado da Casa Comum, que chamou à conversão ecológica; Exortação apostólica Evangelli Gaudium (‘A Alegria do Evangelho’), que nos chamou à conversão missionária; Constituição apostólica ‘Episcopalis communio’, que nos chamou para a conversão à sinodalidade.

Para a recepção dos novos caminhos para Igreja e para uma Ecologia Integral, destaco a importância de nos focarmos nos quatro diagnósticos que nasceram da escuta: pastoral, social, ecológico e cultural.

Diagnóstico Pastoral

É fundamental superar o modelo de missão colonizadora e, ainda, constatou-se que a maioria das comunidades na Amazônia não tem acesso à celebração eucarística, sendo coordenadas e animadas por leigos, em grande parte mulheres. “Como Igreja de discípulos missionários, suplicamos a graça da conversão que ‘implica deixar fluir todas as consequências do encontro com Jesus Cristo nas relações com o mundo que nos rodeia” (LS 21); uma conversão pessoal e comunitária comprometida em nos relacionarmos harmoniosamente com a obra criadora de Deus, que é a “casa comum”; uma conversão que promova a criação de estruturas em harmonia com o cuidado da criação; uma conversão pastoral baseada na sinodalidade, que reconheça a interação de tudo o que foi criado. Conversão que nos leve a ser uma Igreja em saída e que entre no coração de todos os povos amazônicos (Documento final do sínodo, 18).

Diagnóstico social

Há no território Amazônico uma crise socioambiental sem precedentes que ameaça a vida do bioma amazônico e seus povos originários: “Amazônia hoje é uma beleza ferida e deformada, um lugar de dor e violência. Os ataques à natureza têm consequências para a vida dos povos. Essa crise socioambiental única se refletiu nas escutas pré-sinodais que sinalizaram para as seguintes ameaças contra a vida: apropriação e privatização de bens da natureza, como a própria água; concessões florestais e a entrada de madeireiras ilegais; caça e pesca predatória; megaprojetos insustentáveis (hidrelétricas, concessões florestais, exploração massiva de madeira, monoculturas, estradas, hidrovias, ferrovias e projetos de mineração e petróleo); contaminação causada pela indústria extrativista e lixões urbanos; e, sobretudo, mudança climática. São ameaças reais associadas a graves consequências sociais: doenças derivadas da contaminação, narcotráfico, grupos armados ilegais, alcoolismo, violência contra a mulher, exploração sexual, tráfico humano, venda de órgãos, turismo sexual, perda da cultura originária e da identidade (língua, práticas espirituais e costumes), criminalização e assassinato de lideranças e defensores do território. Por trás de tudo isso estão os interesses econômicos e políticos dos setores dominantes, com a cumplicidade de alguns governantes e algumas autoridades indígenas. As vítimas são os setores mais vulneráveis, crianças, jovens, mulheres e a irmã mãe-terra (Documento final do sínodo, n. 10).

Diagnóstico ecológico

“Todos os participantes expressaram uma profunda consciência da dramática situação de destruição que afeta a Amazônia. Isso significa o desaparecimento do território e de seus habitantes, especialmente dos povos indígenas. A floresta amazônica é um “coração biológico” para a terra cada vez mais ameaçada. Se encontra em uma corrida desenfreada para a morte. Requer mudanças radicais de suma urgência e um novo direcionamento que permita salvá-la. Está cientificamente comprovado que o desaparecimento do bioma Amazônia trará um impacto catastrófico para o planeta!” (Documento final do sínodo, 2).

Diagnóstico cultural

Apontou que todos somos convocados ao respeito às culturas e aos direitos dos povos: “Todos nós somos convidados a nos aproximarmos dos povos amazônicos de igual para igual, respeitando sua história, suas culturas, seu estilo de ‘bem viver” (PF 06.10.19). O colonialismo é a imposição de certos modos de vida de alguns povos sobre outros, seja economicamente, culturalmente ou religiosamente. Rejeitamos uma evangelização ao estilo colonial. Anunciar a Boa Nova de Jesus implica reconhecer as sementes do Verbo já presentes nas culturas. A evangelização que hoje propomos para a Amazônia é o anúncio inculturado que gera processos de interculturalidade, que promovem a vida da Igreja com identidade e rosto amazônicos (Documento final do sínodo, 55).

Participar de um sínodo é uma graça de Deus por três motivos. O primeiro é sentir na prática o que significa ser Igreja Povo de Deus na comunhão, na escuta e no discernimento conjunto. Caminhar juntos na Igreja não anula as diferentes visões sobre qualquer tema. Outro motivo é experimentar que o sínodo não é um parlamento onde alguns saem vencedores e outros perdedores. Todos saímos vencedores após um longo caminho de escuta, reflexão e consenso. Terceiro é a proximidade com o Papa Francisco que presidiu a Assembleia Sinodal numa atitude atenta de escuta. Agora é prosseguir, no desejo de todos ficarmos abertos aos novos caminhos que o processo sinodal nos indicou.

* Diretor Nacional das POM

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77