6º Congresso Missionário Americano (CAM 6) acontece em 2024

A Igreja de toda a América estará em comunhão para preparar o 6º Congresso Missionário Americano (CAM 6), que teve sua data transferida para 2024, na cidade de Ponce, em Porto Rico, reunindo missionários e missionárias da América.

O último encontro foi realizado na Bolívia, em julho de 2018, na cidade de Santa Cruz de La Sierra. O 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5) contou com uma grande delegação do Brasil, participando das conferências, plenárias e oficinas. Com o tema “A alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão”, o CAM 5 buscou fortalecer a identidade e o compromisso missionário Ad Gentes da Igreja na América. Mais de 2.500 delegados vindos da maioria dos países do continente americano estivera reunidos para aprofundar o tema proposto.

Sobre o CAM 6

A Conferência Episcopal Porto-Riquenha e as Pontifícias Obras Missionárias de Porto Rico assumiram o desafio de acolher a animação da espiritualidade missionária da Igreja da América. Porto Rico e todo o Caribe se tornarão uma porta de entrada para fortalece as raízes e recapitular a fé das Igrejas particulares do continente.

É um evento especial, de animação missionária universal, que tem a riqueza de compartilhar experiências, dificuldades e tomar decisões por um renovado impulso missionário. Todas as Igrejas da América participam, representadas por bispos, padres, religiosos e leigos de movimentos eclesiais e líderes comunitários.

Na jornada missionária do continente, os Congressos Missionários chamados CAMs-COMLAs tornaram-se marcos importantes, pois marcaram um avanço na consciência missionária de nossas Igrejas e conseguiram envolver muitos setores do povo de Deus, porque a missão tem sido e continua sendo uma força unificadora que assume todas as dimensões da vida pastoral.

É um grande evento missionário, um tempo de graça, onde é encorajada uma reflexão missionária da vida e da situação da Igreja no continente, mas também busca projetar compromissos e ações pastorais como chave missionária para ajudar as Igrejas locais em sua conversão pastoral.

Próximos eventos em preparação ao CAM6

Em 11 de novembro de 2020, foi realizada uma reunião virtual dos Diretores das POM da América. O CAM6 foi discutido, especificamente a programação. Por unanimidade, os dirigentes expressam: “No que diz respeito ao CAM6, é necessário definir UMA NOVA LINHA DO TEMPO, sempre sujeita às características da realidade que vivemos. É necessário definir novas datas, especialmente para que as comissões locais possam organizar seus trabalhos”. O cronograma acordado e sugerido é o seguinte:

Ano 2021: Reflexões missiológicas virtuais e a espiritualidade do sinal do CAM6: A Tocha da Fé. Reorganização de algumas Comissões do CAM6.
I Simpósio Missionário Internacional: De 13 a 19 de fevereiro de 2022 em Brasília, Brasil. Assembleia Continental das POM: 20 a 22 de fevereiro de 2022.
I Simpósio Missionário Nacional (Porto Rico): Diocese de Arecibo em 2022.
II Simpósio Missionário Internacional: De 13 a 18 de fevereiro de 2023 (local a confirmar). Assembleia Continental das POM: 19 a 22 de fevereiro de 2023.
II Simpósio Missionário Nacional (Porto Rico): Diocese de Caguas em 2023.
CAM6: De 19 a 24 de novembro de 2024, em Ponce, Porto Rico. Abertura: Terça-feira, 19 de novembro de 2024 – Festa da Padroeira de Porto Rico: Nossa Senhora de Maria, Mãe da Divina Providência. Encerramento e entrega ‘ad gentes’: domingo, 24 de novembro de 2024.
Pós-CAM6: 2025 (local a ser definido)

Saiba mais: https://cam6puertorico.com/

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

2 respostas

  1. Eu, pe. Salvador Maria Rodrigues de, gostaria muito de poder participar deste Congresso Missionário internacional..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados