Bem-aventurado Pe. Paolo Manna: precursor do Vaticano II

Por Pe. Antônio Niemiec CSsR*

Celebração de 150 anos de nascimento do fundador da Pontifícia União Missionária

Ao declarar o padre Paolo Manna beato, João Paulo II disse: “O Beato Paolo Manna foi um autêntico precursor das intuições e indicações do Concílio Vaticano II”. João XXIII o chamou de: “O Cristóvão Colombo da nova cooperação missionária”. Paulo VI considerou ser “um dos mais eficazes promotores do universalismo missionário do século XX”. O estudioso da história missionária, padre Drehmanns, registrou: “O padre Manna está na origem e no desenvolvimento de todo o movimento missionário do século XX”. O teólogo Henri de Lubac escreveu: “O Padre Manna é a expressão mais completa de uma missão compartilhada”. O Cardeal Celso Costantini, Prefeito de Propaganda Fide, definiu-o: “Homem perigoso – como se dizia de alguns seminários, depois da difusão do escrito Operarii autem pauci! – um intrometido! Santo, mas intrometido; um temerário. Um missionário incômodo”. Isso porque suas intuições sobre a missão universal da Igreja incomodavam muitas pessoas.

Paolo Manna nasceu em 1872 e ingressou no PIME em 1891, sendo ordenado sacerdote em 1895. Logo partiu para a Birmânia, onde teve tuberculose e precisou voltar para a Itália. Ao peregrinar pelo Santuário de Lourdes, não pede a Nossa Senhora que o cure, mas que se apaixone por Jesus e possa dar sua vida pela difusão do Reino de Deus.

A sua paixão missionária o faz promover, nas dioceses e paróquias da Itália, as Obras de Propagação da Fé e da Santa Infância. Padre Mannna provoca uma verdadeira “revolução profética” ao insistir que o problema missionário não diz respeito apenas aos missionários, mas a toda a Igreja, e requer uma solução global e o envolvimento de todos os batizados – bispos, sacerdotes e fiéis – dioceses e paróquias, congregações religiosas e associações leigas. Era uma novidade profética na vida da Igreja. “A conversão dos infiéis é o problema dos problemas”, afirmava padre Manna que também exortava: “Todos os fiéis por todos os infiéis”.

Com a ajuda de São Guido Maria Conforti, funda a União Missionária do Clero em 1916. Estabelece também os “círculos missionários” nos seminários diocesanos. O objetivo da União é inflamar os sacerdotes no amor de Cristo, e depois “acender em todo o povo cristão uma forte chama de zelo apostólico pela conversão do mundo”. Em 1923, a União é estendida também aos religiosos e mulheres.

Em 1950, padre Manna lança o livro: “Nossas Igrejas e a propagação do Evangelho – Para a solução do problema missionário”. Esse livro está na origem da encíclica do Papa Pio XII, “Fidei Donum” (1957), que abre o caminho das missões ao clero diocesano. Afirma que todos os bispos e padres são responsáveis pela missão entre os não cristãos, e que o anúncio de Cristo não pode ser confiado apenas às ordens religiosas e aos institutos missionários. Ele escreve: “Mobilizemo-nos, organizemos toda a Igreja para as missões; façamos da difusão do Evangelho o dever de todos os que crêem em Cristo”. A obra propõe que “sejam instituídos seminários missionários em todas as Províncias Eclesiásticas”, para enviar sacerdotes diocesanos e leigos em missão.

Padre Manna estava convencido de que tudo na Igreja depende do clero: “A solução do problema missionário está no clero: se os padres são missionários, o povo cristão o será igualmente; se os sacerdotes não viverem a paixão de levar Cristo a todos os homens, também o mundo cristão não poderá fazer milagres. O espírito missionário é, antes de tudo, uma grande paixão por Jesus Cristo e pela sua Igreja”, afirma.

Nos anos 1924-1934, padre Manna exerce a função de superior geral do PIME e depois, seu superior regional. Sua morte se dá em 15 de setembro de 1952.

Em sua vida, fez o melhor pela animação missionária: insistiu nas vocações missionárias, na oração pelas missões, no compromisso pessoal de cada cristão. Sua obra “Virtudes Apostólicas” é “um verdadeiro tratado sobre a espiritualidade da missão, um clássico da literatura missionária dos tempos modernos”. A encíclica Redemptoris Misssio, de João Paulo II, retoma o que padre Manna escreveu: “A vocação universal à santidade está intimamente ligada ao apelo universal à missão: todo crente é chamado à santidade e à missão” (RMi, 90). “A palavra de ordem deve ser esta: todas as Igrejas para a conversão de todo o mundo” (RMi, 84).

Após uma visita a diversos países da Ásia, Oceania e América do Norte, padre Manna escreveu um memorando para a Propaganda Fide, “Observações sobre o método moderno de evangelização”. Nele, apela para se proceder mudanças no “método de evangelização”: rejeitar o ocidentalismo, libertar-se da proteção das potências ocidentais, educar os padres locais com programas diferentes dos usados no Ocidente; nas missões, abolir o latim e o celibato para favorecer a maior participação dos indígenas no sacerdócio; consagrar os melhores catequistas onde não existem sacerdotes; eliminar qualquer compromisso com dinheiro. Sua paixão pela conversão do mundo infiel e pela salvação das pessoas não lhe permitiu calar-se: “A salvação das pessoas é a lei suprema!”.

A preocupação pela missão universal, presente no Vaticano II, foi preparada pelo grande crescimento das missões católicas, durante os anos 1920-1960, e pelo nascimento de centenas de novas Igrejas. Padre Manna foi o profeta e o precursor de todo esse processo.

Como um verdadeiro missionário de sabedoria apostólica, pouco antes de sua morte, publicou a segunda edição de “Nossas Igrejas e a Propagação do Evangelho”. Na capa da obra, destacou-se a síntese do seu projeto missionário: “A Igreja inteira para o mundo inteiro”.

* Secretário da Pontifícia União Missionária
(Resumo do artigo do Pe. Piero Gheddo: http://www.gheddopiero.it/index.php/il-beato-paolo-manna-precursore-del-vaticano-ii-e-anche-dottore-della-chiesa-padre-gheddo-sul-blog/).

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77