Batizados e enviados: vivenciando a missão na Amazônia

Por Paulo César Cerutti e Rosângela Natalina Ojeda Cerutti*

A Igreja é missionária na sua essência e nós, como membros dessa igreja, através do batismo, tornamo-nos também missionários. Porém, precisávamos vivenciar com mais intensidade esse “ser missionário” e, para tanto, fez-se necessário, não apenas reconhecer tal chamado, mas, tomar a atitude de ir além dos limites geográficos de nossas realidades cotidianas. Nossa viagem missionária foi sonhada e planejada por muito tempo, com a colaboração e consentimento de Dom Vital Chitolina – Bispo da Diocese de Diamantino (MT), Pe. André L. Marana, Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Rosa Mística de Lucas do Rio Verde, (bispo e pároco de nossa comunidade) e Dom Marcos Piatek, Bispo da diocese de Coari (AM), bem como o COMIPA (Conselho Missionário Paroquial) e os GAMS (Grupos de animação missionária) da nossa paróquia, de onde brotou nosso desejo de avançar para águas mais profundas. Assim, pudemos concretizar a tão sonhada experiência missionária. Chegamos em Coari junto com a pandemia, sem ter noção da gravidade e restrições que essa doença provocaria. E, talvez seja por isso que se chama “experiência missionária”, sonha-se com a missão, mas nunca se tem a certeza de como realmente a vivenciará, qual a realidade que de fato nos depararíamos.

IMG-20201007-WA0084O Espírito Santo sopra onde e como quer, e o missionário precisa estar aberto à escuta, assim, com as restrições da pandemia, não pudemos atuar junto às pastorais e outros serviços fins da evangelização, ou seja, não trabalhamos no que imaginávamos, pois, a necessidade naquele momento era outra, havia certa quantidade/necessidade de trabalho a ser realizado na área jurídico/administrativa, onde nos propusemos a colaborar. Por isso o missionário que se coloca à disposição, precisa estar aberto, disponível e sensível aos anseios daquela realidade onde foi chamado e ao sopro do Espírito.

A motivação dessa experiência missionária, distante três mil quilômetros de casa, além de uma viagem de nove horas de lancha a jato ou vinte horas de barco pelo Rio Solimões até o coração do Amazonas, se deu pelo desejo de conhecer outras realidades de nossa Igreja no Brasil, estar inserido, convivendo no dia a dia nas mais diversas realidades e adversidades, sentir o que o outro sente.

IMG-20201007-WA0083E, mesmo diante das restrições de visitas para conhecer toda a realidade local, devido à pandemia, com os relatos de Dom Marcos, dos padres e outras pessoas que tivemos a oportunidade de conviver, pudemos vivenciar um pouco as necessidade e anseios dessa gente e sua realidade, aos quais tem muito a nos ensinar, recebemos mais do que pensávamos oferecer, seja através da acolhida, da receptividade, fé, esperança e no amor à Deus e ao próximo.

Não obstante, apesar das necessidades de toda ordem que vivenciamos, precisamos estar cientes que a vida é missão e nasce sempre em nosso lar, nossa comunidade e nossa paróquia, por vezes, mais necessária e urgente que a missão além-fronteiras. Podemos resumir nosso relato em duas passagens bíblicas: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20.21) e, … “Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho” (1Cor 9,16).

* Missionários leigos, enviados pela Diocese de Diamantino – Mato Grosso, à Diocese de Coari, no Amazonas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77