Assessores foram capacitados para a IAM em Três Cachoeiras (RS)

A Pontifícia Obra Missionária da Infância e Adolescência Missionária – IAM, da Diocese de Osório (RS), promoveu o Encontro de Formação para Assessores – EFAIAM, do final da tarde da última sexta-feira, 13 de abril, até o final da manhã de domingo, 15, em Três Cachoeiras (RS). Estiveram reunidos 28 participantes de duas paróquias, Senhor Bom Jesus (Morrinhos do Sul e Mampituba) e São José (Três Cachoeiras), na maioria já assessores de grupos da IAM e outros que se colocam à disposição da missão na assessoria de novos grupos.

Na programação, destaque para a apresentação do objetivo do encontro com a presença do Coordenador Diocesano e Regional do Conselho Missionário (COMIDI e COMIRE), Pe. Rodrigo Schüler, que abordou os temas “Por que falar de MISSÃO nos dias de hoje?”, “O que é ser missionário?”, “Quem é chamado? Quem envia?”.

IMG_4177No sábado, pela manhã, a condução do encontro contou com o coordenador da IAM no Regional Sul III e articulador missionário na Diocese de Osório, o seminarista Edivan Machado de Oliveira, que apresentou a história e o carisma da IAM, além dos doze passos para a implantação da IAM em uma paróquia, tema que foi discutido pelos participantes em trabalho em grupos. Pela tarde, o seminarista Edivan também tratou sobre o significado de elementos e símbolos da IAM. A coordenadora diocesana da IAM, Marilene Dias, e a integrante do COMIDI, Rita Josefino, abordaram o perfil do assessor/a da IAM e a metodologia a partir das quatro áreas integradas que compõem os encontros da IAM (Realidade missionária, Espiritualidade missionária, Agir missionário e Celebrar).

Também no sábado, pela noite, um momento cultural foi realizado com apresentação teatral e musical, realizados tanto por meio das assessoras, como desenvolvido pelas próprias crianças e adolescentes que participam da IAM. No domingo, 15, o Programa de Vida da IAM, que é desenvolvido com as crianças e adolescentes foi o tema de trabalho conduzido pela Rita.

IMG_4191-e1523846899309Segundo a coordenadora diocesana, Marilene Dias, das 22 paróquias que compõem a Diocese de Osório, a IAM está presente em seis paróquias, são elas: São Domingos (Torres), São José (Três Cachoeiras), Senhor Bom Jesus (Morrinhos do Sul/Mampituba), Nossa Senhora do Caravaggio e Nossa Senhora da Conceição (Osório) e São Pedro (Xangri-Lá).

O que se torna um grande desafio para a coordenação diocesana, visto que o Plano Diocesano de Pastoral prevê que cada paróquia da Diocese tenha pelo menos um grupo da Infância e Adolescência Missionária (IAM) ou da Juventude Missionária (JM) até 2019.

IMG_4171-e1523846978305-300x288O seminarista Edivan, destacou o objetivo do Encontro em ajudar as pessoas que se colocam à serviço dessa missão a reconhecerem, acolherem, interiorizarem e desenvolverem a experiência e os valores que constituem a própria identidade, vocação e missão cristã no mundo. “Isso para lhes motivarem a pensar sobre o perfil que precisa ter um assessor da Infância e Adolescência Missionária; afinal, supõe amor a causa Infanto-Juvenil, prevê uma proposta de vida, caracteriza-se pela presença, não se vive só, exige participação, pede identidade, demanda encarnação”, explica ele.

Ainda, para o seminarista Edivan, o EFAIAM se deu na extensão da fonte que é Deus. Segundo ele, “toda e qualquer convocação, bem como, possibilidade de serviço na Igreja procede de um chamado que é para escutar Jesus e para segui-lo.”.

Liziane Hainzenreder, assessora da IAM já atuante em Três Cachoeiras, julgou muito importante a participação no Encontro até para ajustar, especialmente, a metodologia, que segundo ela não estavam seguindo como orienta-se a coordenação. “Todas nós, assessoras da IAM de Três Cachoeiras, iniciamos a IAM por meio do pedido de nossas filhas e fomos fazendo do jeito que achávamos que era adequado. E com o Encontro vamos passar por muitas mudanças necessárias, especialmente, incluir no processo de planejamento e execução do encontro as crianças e adolescentes, por exemplo”, explica Liziane.

Para Liziane, foi com o Encontro desse final de semana que de fato passou a conhecer profundamente o trabalho, a missão e a metodologia da IAM. “Foi tudo novo. Foi muito bom. Bem explicado e muito esclarecedor e, agora, é só seguir e trabalhar da forma que foi nos orientado no Encontro”, conta animada a assessora.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77