Assessores diocesanos da juventude gaúcha se reúnem em Porto Alegre

Com o objetivo de oportunizar uma reflexão sobre a necessidade da assessoria na perspectiva da dimensão da capacidade técnica e das estruturas de acompanhamento da evangelização da juventude gaúcha, cerca de 20 assessores diocesanos participaram de reunião nesta quarta-feira, 10, na sede do Regional Sul 3 da CNBB, em Porto Alegre (RS).

Segundo a coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude, Irmã Zenilde Fontes, a evangelização da juventude do Rio Grande do Sul tem uma história que precisa de continuidade através de um processo equilibrado entre a contemplação e a ação.

A partir de práticas partilhadas o grupo refletiu sobre a pastoral orgânica, estrutura de acompanhamento, formação, lideranças e relacionamento entre os diferentes papeis, grupos e carismas juvenis.

Em cada uma das dioceses que tem organizado o Setor Juventude o assessor da juventude tem um papel muito importante. “Periodicamente se encontram para avaliar a caminhada, olhar para frente, perceber a memória do percurso realizado. Não avaliar apenas as atividades realizadas, mas o desenvolver do processo. Nisso o próprio assessor vai se formando assessor”, explicou dom Adelar Baruffi, bispo de Cruz Alta e referencial da Juventude.

Semana Missionária
Houve destaque à programação da Semana Missionária que vai nos dias 22 a 28 de julho, na cidade de Porto Alegre. Segundo dom Adilson Busin, a cidade de Porto Alegre foi escolhida por ser considera terra de missão.

Entre os locais previstos para o trabalho de missão estão a Fonte Colombo (que trabalha com pessoas que vivem com HIV), o acompanhamento da Pastoral Carcerária e o trabalho na Vila dos Papeleiros, na Ilha dos Marinheiros, no Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis, na Lomba do Pinheiro e a Obra Social Padre Pedro Leonardi, no bairro Restinga, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, bem como famílias e moradores de rua.

Dentro da programação
No calendário das atividades assumidas pela juventude está o II Revitalização da Pastoral da Juvenil Nacional, que acontecerá dias 07 a 09 de setembro próximo, em Brasília (DF). A próxima reunião dos assessores será no dia 1° de dezembro, em Porto Alegre.

Ainda sobre a reunião, de acordo com dom Adison Busin, bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre e referencial da Juventude, a alegria e comunhão foram duas palavras fortes no encontro. “Saímos abastecidos, alegres e numa caminhada de Igreja em espírito de comunhão”, concluiu.

Fonte: Regional Sul 3 da CNBB

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor