Assessores da IAM da Diocese de São Mateus (ES) participam de formação

Aconteceu nos dias 25 e 26 de agosto o Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária, nível II – EFAIAM – na diocese de São Mateus (ES). O encontro aconteceu no Centro de Formação da diocese e reuniu 32 pessoas entre assessores e coordenadores paroquiais da IAM de dez paróquias e um setor pastoral. Os temas trabalhados na formação foram Eucaristia e Missão, Cooperação Missionária e Espiritualidade Missionária.

pe. joãoNo sábado pela manhã (25), a formação proporcionou aos participantes entender que a Eucaristia é a fonte da Missão de Deus. “Ela é sacramento, sinal do nosso Deus encarnado na realidade humana e que se doou para a salvação de todos até as últimas consequências, o sacrifício, por amor total à humanidade e todas criaturas”, afirmou Pe. João Batista Vieira, quem desenvolveu o tema com os participantes. Disso depreende que participar da mesa eucarística, o “fazer isto em memória de mim” é comungar do testemunho de Jesus e assumir aquelas suas atitudes entre nossos irmãos hoje, amando-os, servindo-os e se doando por todos, e o “todos”, entendido aqui em seu sentido universal, o mundo inteiro, toda criação.

Em seguida, ainda pela manhã, o tema trabalhado foi a Cooperação Missionária, e os assessores puderam refletir sobre nosso compromisso de viver e celebrar a Eucaristia cotidianamente entre os irmãos, na sociedade e no mundo, uma reflexão muito necessária para quem é cristão e, sobretudo, membro da Obra da IAM, uma obra de animação missionária que tem como base a cooperação entre os povos. Francisco Malacarne (Kiko), quem assessorou essa formação, trouxe à reflexão a possibilidade de a diocese ter uma Igreja-irmã, e para tal, a importância dos envolvidos na Obra da IAM tomar a atitude de animar a ideia: “o Projeto Igreja-irmã é uma possibilidade muito próxima de nós para vivermos em cooperação missionária, fazendo além do que já fazemos na IAM e no Dia Mundial das Missões, e temos que ser os primeiros a tomar essa iniciativa na diocese”, comenta Kiko.

espiritualidade 2A tarde foi dedicada à Espiritualidade Missionária. Conduzido pelo jovem Solivan Altoé, animador da Juventude Missionária e também assessor da IAM, a formação teve como objetivo “mostrar que a Espiritualidade consiste em estar abertos à ação do Espírito Santo e responder à realidade e a Espiritualidade Missionária, portanto, pede abertura e respostas à mensagem e ao mistério de Jesus aplicadas à realidade do mundo”. Citando o 4º livreto do material produzido pelas POM – Subsídios para Assessores -, ele diz: “a Espiritualidade Missionária começa com amar a humanidade, levá-la no coração, atravessando com o espírito e com o coração os continentes, contemplando-a com o olhar que contemplou Jesus crucificado e ressuscitado, sanando suas feridas pelo amor”. Ainda como atividade da formação em Espiritualidade Missionária, no domingo (26) os participantes puderam visitar o Mosteiro da Virgem de Guadalupe, das Irmãs Beneditinas, localizado na cidade de São Mateus. Ali participaram da Eucaristia e em seguida partilharam em um momento de conversa com algumas irmãs.

No fim do encontro, durante avaliações e encaminhamentos, os participantes deram testemunhos de sua participação. Para Marluza e Marilce, assessoras da IAM na paróquia de São Mateus, os momentos de formação em espiritualidade lhes permitiram entrar em sintonia com Deus e toda Criação: “precisamos permitir que nossa vida seja guiada pelo Espírito Santo, pois ele nos transforma. Quando estamos em sintonia com Deus, com os nossos irmãos, com nós mesmos e com o cosmos, estamos permitindo que Deus habite em nosso ser e ele vai nos transformando, nos ensinando a doar e partilhar o que há de melhor em nós. Enfim, vemos que a IAM é isso: doação, compromisso, comunhão com Deus, frutos de nossa espiritualidade”.

visita ao mosteiro

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77