Assembleia Nacional dos COMISEs aprova o Plano de Animação e Ação

Animação e cooperação missionária, articulação missionária, práxis missionária e ambiente digital são as quatro prioridades do Plano Trienal (2021-2023) de Animação e Ação dos COMISEs, aprovado durante a 2ª Assembleia Nacional dos coordenadores regionais dos Conselhos Missionários de Seminaristas, acontecida de modo virtual, nos dias 16-18 de abril 2021.

Essas prioridades são fruto de um longo processo de construção desse Plano que envolveu os seminaristas de todos os Regionais da Igreja no Brasil, durante mais de um ano. Inicialmente, foi elaborada uma proposta metodológica para envolver os seminaristas e colher informações que serviriam de base para a construção do Plano. As contribuições dos COMISEs, que se organizam em nível regional, provincial, diocesano ou se seminário, a depender da realidade, aconteceram em forma de respostas ao Questionário, elaborado e encaminhado pela comissão nacional dos COMISEs.

A partir do Questionário foi possível ter uma visão sobre a atuação dos COMISEs (quais são as motivações nessa atuação missionária, de que não se pode abrir mão, o que é necessário abandonar). As respostas revelaram, também, os cenários da atuação dos COMISEs: interno, com suas forças e fraquezas, no âmbito da Igreja e do seminário, como também o externo, com as oportunidades e ameaças, no âmbito da sociedade. O Questionário manifestou as opiniões e percepções sobre o Plano Trienal, sobre a importância dele no triênio passado, as motivações e contribuições em vista da construção de um novo Plano, os elementos que não podem faltar no Plano que seria construído. Finalmente, no que se refere às estratégias, apresentou o elenco de possíveis prioridades e ações/projetos para a concretização das mesmas.

O riquíssimo conteúdo das respostas ao Questionário, sistematizadas e analisadas pela equipe metodológica, revelou a ação de Deus que continua agindo no meio do seu povo e possibilitou ouvir aquilo que está no coração dos seminaristas.

Os participantes da Assembleia, levando em consideração toda essa realidade, após um tempo de discernimento, de trabalho em grupos, de planárias e de discussão, definiram e aprovaram as prioridades que orientação a caminhada missionária dos seminaristas do Brasil e, mais especificamente, dos COMISEs, ao longo dos próximos três anos.

Pe. Antônio Niemiec CSsR
Secretário nacional da Pontifícia União Missionária

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados