Assembleia Nacional da IAM define eixos de ação para o próximo triênio

por Victória Holzbach *

Tempo de refletir, avaliar, planejar e esperançar novos horizontes. A 23ª Assembleia Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM) marca um novo rumo para esta Pontifícia Obra no Brasil, por meio da construção conjunta de seus coordenadores estaduais. O encontro, realizado na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, iniciou dia 29 de novembro e foi encerrado neste domingo, 03.

Iluminados pelo tema “A Alegria do Evangelho para uma Igreja em Saída”, os 37 participantes da assembleia dialogaram nestes cinco dias com todo o caminho da Igreja no Brasil, em sintonia com o 4º Congresso Missionário Nacional e com as outras Pontifícias Obras Missionárias. Esta reflexão aconteceu especialmente através de cinco eixos condutores: acolher, contemplar, discernir, comprometer e enviar.

DSC_0704

O assessor dos trabalho, Joaquim Silva, explica que o processo de construção da assembleia foi pensado para que o encontro marcasse uma divisão de águas na IAM. “Percebemos que o trabalho pode ser melhor, com mais essência e carisma missionário”, aponta Joaquim. Segundo ele, dois eixos de trabalho da metodologia devem ser destacados: as dimensões do contemplar e do comprometer. “Contemplar é ver, refletir como olhamos as crianças e adolescentes e suas realidades, observando as sondagens que fizemos em uma contemplação que gera compromisso. Assim vivemos o comprometer, que é parte simbólica e fundante do caminho que desencadeia processos capazes de consolidar ainda mais a IAM no Brasil”, ressalta o assessor.

Para Irmã Patrícia Souza, secretária nacional da IAM, o grande objetivo da assembleia foi “traçar metas e prioridades para o trabalho da IAM no Brasil nos próximos três anos, de maneira participativa e efetiva”. Já o assessor da DSC_0472assembleia, avalia que o encontro reforçou “a força que o grupo tem no país como grupo que faz a diferença em diversos aspectos, a partir de uma relevância muito significativa nos âmbitos de formação, atendimentos e articulação nacional”.

Simone Montez é coordenadora da IAM da arquidiocese de Niterói (RJ) e participa da assembleia pela primeira vez. Ela acredita que o encontro foi um momento especial de olhar e analisar o que está acontecendo. “Iniciar algo é fácil, mas manter essa ação nem sempre é fácil. Por isso é necessário avaliar e trabalhar duro. Apesar do cansaço, podemos ver resultados muito bonitos, e isso nos deixa contentes”, conclui ela.

A realidade da IAM no Brasil
A preparação da assembleia iniciou muito tempo antes do encontro, através de uma pesquisa detalhada sobre a realidade dos grupos e da articulação da IAM. Este processo durou 45 dias e proporcionou uma participação muito mais ampliada nos trabalhos, levando em conta os diversos contextos dos grupos e participantes em todo o país.

Assista a Reportagem da Rede Vida com Andréa Bonatelli

Esta pesquisa possibilitou a constatação de uma série de dados referentes a situação atual da IAM no Brasil. Com uma estimativa de mais de 3000 grupos em todos os estados, calcula-se que IAM integra hoje cerca de 30 mil crianças e adolescentes em grupos semanais que se reúnem em 58% das dioceses, arquidioceses e prelazias do país.

Definições e Planejamentos
Entre os diversos encaminhamentos definidos na assembleia está a eleição de três eixos de ação, que indicam as atividades que serão desenvolvidas entre 2018 e 2020 pelos grupos, paróquias, arqui/dioceses e coordenações regionais e nacional.

DSC_0374

Através do caminho percorrido os participantes da assembleia avaliaram e elegeram três prioridades para o trabalho, definindo como eixos de ação a formação, a missão e a articulação. Para ajudar a dinamizar o trabalho em cada dimensão, foram criados grupos de trabalho que também garantirão uma construção mais participativa e colaborativa do caminho da IAM no próximo triênio.

Padre Maurício da Silva Jardim, diretor nacional das POM, define o processo realizado com a palavra Sinodalidade. “As conclusões da assembleia expressam o desejo de caminharmos juntos. Todas as ações assumidas pelo grupo, serão realizadas em conjunto”, destaca o diretor das POM.

Outra definição importante foi a continuidade do tradicional lenço utilizado pelas crianças, adolescentes e assessores. Para estes próximos anos, o lenço será amarelo e branco, com bordas verde, azul e vermelho, na intenção de representar os cinco continentes e confirmar a identidade das POM que é promover o espírito universal da missão.

Confira aqui as fotos da Assembleia no Facebook das POM

* Victória Holzbach é jornalista e missionária em Moma, Moçambique. Fotos: Patyck Madeira

Comentários

3 respostas

  1. Vejo com muito carinho este trabalho da IAM.
    Tenho o desejo de uma articulação fervorosa para a criação da IAM, nas comunidades das arquidioceses, dioceses, paróquias e principalmente sociais, ou seja, fora dos muros da igreja.
    Senhoras universitárias e senhores universitários, como fazer esta articulação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77