Assembléia Geral das POM inicia na próxima semana

Os Diretores Nacionais das Pontifícias Obras Missionárias (POM) de todos os continentes, juntamente com o Presidente e os Secretários-Gerais das quatro obras pontifícias, irão se reunir em Roma para sua Assembleia Geral Anual a partir de segunda-feira, 27 de maio, até sábado, 1º de junho. As POM constituem uma rede mundial a serviço do Papa para apoiar a missão e as jovens Igrejas com oração e caridade.

A obra, que terá lugar na Fraternal Domus, será aberta com a acolhida e exposição do Arcebispo Giampietro Dal Toso, Secretário Adjunto da Congregação para a Evangelização dos Povos e Presidente das POM. Em seguida, será a primeira palestra sobre o tema “A vida como missão”, do professor Fabrice Hadjadj, do Instituto Filantrópico de Freiburg (Suíça). Durante a tarde, depois do trabalho de grupo e do debate em sala de aula, ele fará um discurso do cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos.

Na terça-feira, 28 de maio, o padre Eloy Bueno, da Universidade de Burgos (Espanha), discutirá o tema “A Teologia da Missão”, seguido do trabalho em grupo e do debate em sala de aula. À tarde será apresentado o relatório dos Encontros Continentais das POM e do Congresso Missionário Americano (CAM), seguidos de discursos e debates.

Na quarta-feira, 29 de maio, os membros da Assembléia estarão presentes na audiência geral do Papa Francisco na Praça de São Pedro e visitarão o Arquivo Histórico da Propaganda Fide no Gianicolo. À tarde, está programada a Concelebração Eucarística presidida pelo Cardeal Filoni na Basílica de São Pedro.

cq5dam.thumbnail.cropped.1000.563 (1)
Papa Francisco em encontro com os diretores das POM no ano passado

Na quinta-feira, 30 de maio, os secretários gerais das quatro Pontifícias Obras Missionárias apresentarão o relatório do ano passado e as previsões orçamentárias. Padre Tadeusz Nowak, OMI, Secretário Geral da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, toma a palavra; Padre Guy Bognon, PSS, Secretário Geral da Pontifícia Obra de São Pedro, o Apóstolo; Irmã Roberta Tremarelli, AMSS, secretária geral da Infância Missionária; e o padre Fabrizio Meroni, PIME, secretário geral da Pontifícia União Missionária, diretor do CIAM e diretor da Agência Fides. Também será discutido o Mês Extraordinário Missionário de outubro de 2019. Cada discurso será seguido de uma discussão em sala de aula e esclarecimentos.

Na sexta-feira, 31 de maio, o padre Hans Zollner, SJ, presidente do Centro para a Proteção dos Filhos da Pontifícia Universidade Gregoriana, falará sobre o tema “Proteção de menores”, seguido de uma sessão de trabalho. À tarde, monsenhor Carlo Soldateschi, responsável pela Administração, e o do Conselho de Finanças, apresentarão um relatório.

No sábado, 1º de junho, está prevista a discussão dos resultados finais da Assembléia e o discurso de encerramento do Presidente das POM, Dom Giampietro Dal Toso.

Fonte: Agência Fides

Outras notícias