Arquidiocese de Porto Alegre e Diocese do Xingu – Altamira celebram 50 anos de cooperação missionária

Desde 1973, a arquidiocese de Porto Alegre envia missionários, entre padres e seminaristas, para a diocese do Xingu – Altamira, no Pará. Prestes a completar 50 anos de cooperação, dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e vice-presidente da CNBB e dom João Muniz, bispo da diocese de Xingu-Altamira, colocaram-se à disposição para esclarecimentos e a responder perguntas dos jornalistas acerca do projeto Igrejas Irmãs.

A coletiva de imprensa aconteceu na sexta-feira, dia 28 de janeiro, entre 10h30 e 11h30, nas dependências do centro de pastoral da diocese do Xingu-Altamira. Na ocasião, dom Jaime ressaltou o sentido de ser Igreja-Irmã:

“Na verdade, a ideia teve origem com o bispo de Caxias do Sul (D. Benedito Zorzi), na década de 1970. Dom Zorzi sugeriu que uma diocese pudesse dar apoio à outra com menos recursos. Assim, muitas dioceses assumiram o compromisso de cooperar com a região da Amazônia, Norte e Nordeste do país. É verdade que também no Sul nós, hoje, sentimos uma carência de ministros ordenados, mas isso não é impeditivo para seguir ajudando”, afirmou o arcebispo.

O padre João Carlos Andrade Silveira, conhecido por padre Joca, que esteve em missão na diocese do Xingu-Altamira durante cerca de quatro anos, retornou junto a dom Jaime para Porto Alegre no sábado (29). “Certamente a gente volta com uma visão mais enriquecida sobre a missão, mas a grande palavra que fica é de gratidão. E não é um adeus para sempre; em breve espero poder voltar, especialmente para o centenário de São Sebastião”, observou padre Joca, além de demonstrar alegria e esperança de continuidade em tão estimado projeto.

Já o padre Tiago Camargo, que chega da arquidiocese de Porto Alegre para iniciar sua missão nos próximos dias, abordou as expectativas de novo momento em seu ministério: “Tudo começa com a disponibilidade de querer colaborar e contribuir. Compreendendo que a missão é maior que nossos projetos, é maior do que nós, nos colocamos à disposição para ajuda na caminhada que já faz a diocese. Somos instrumentos limitados, mas queremos colaborar com tudo aquilo que está ao nosso alcance. Somos continuidade desse bonito projeto, e a missão busca apresentar o rosto misericordioso de Deus para que o povo daqui tenha cada vez mais vida, vida em abundância”.

Juntamente ao padre Tiago, está o seminarista Darlan Schwaab, da arquidiocese de Porto Alegre, que vivenciará seu ano pastoral e preparação ao diaconato em missão. Ambos desempenharão o serviço pastoral na paróquia São Braz, em Porto de Moz.

Durante a coletiva de imprensa, também compuseram a mesa, padre Alirio Bervian, um dos primeiros missionários gaúchos, vindo na década de 70; padre Fritz Satzger, alemão, Missionário do Sangue de Cristo (C.PP.S) e padre Hortencio Medeiros, natural da diocese do Xingu-Altamira. Todos sublinharam a importância da presença da Igreja no meio do povo da região amazônica, sendo, inúmeras vezes o único auxílio aos necessitados. “Quantas vezes levei mulheres grávidas ao hospital. No início, fazíamos um serviço muito social. Hoje o povo ainda fala e agradece muito à Igreja por realmente estar ao seu lado”, lembra padre Fritz.

O vice-presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, fez questão de destacar, ainda, a visão da Conferência sobre o projeto de Igrejas-Irmãs:

“Como CNBB, a promoção da comunhão é a grande missão nossa como instituição. O desejo da Igreja sempre vai ser o cuidado e a promoção da vida para que todos tenham vida e vida em abundância. Essa dedicação da Igreja nos trouxe mártires. Temos homens e mulheres que são santos, seja nessa realidade, seja Brasil afora. Não podemos esquecer os que, no cuidado com a vida, pagaram com a própria vida aquilo que anunciavam e viviam”, ponderou Dom Jaime.

Por fim, dom João apontou os dados acerca dos colaboradores dessa missão na diocese do Xingu-Altamira. “Além de Porto Alegre, temos outras dioceses que colaboram conosco: Mariana, Belo Horizonte, Maranhão, arquidiocese de Maceió, Missionários do Sangue de Cristo – que são os pioneiros nessa região –, além dos Missionários do Verbo Divino”.

Estiverem presentes no evento as retransmissoras TVs SBT, Record e Band, além do veículo digital Voz do Xingu.

Confira as fotos do momento no facebook da diocese de Xingu-Altamira (AQUI).

Projeto Igrejas Irmãs
O Projeto Igrejas Irmãs foi criado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 1972. Ele é uma resposta ao apelo dos bispos da Amazônia, reunidos em Manaus naquele ano.

A arquidiocese de Porto Alegre aderiu ao projeto e, em 1973, abraçou a então Prelazia do Xingu, enviando três padres: padre Léo Schneider, que permaneceu por 12 anos; padre Oscar Führ, que faleceu de câncer no Xingu em 2004 e foi sepultado na Transamazônica; e padre Alírio Bervian, que chegou em Altamira em 1973.

Desde 2017, a missão também conta com o padre João Carlos Andrade da Silveira, da Paróquia Santa Luzia – Anapu. Ao longo destes quase 50 anos, o projeto nunca foi interrompido. Vários padres, seminaristas e congregações religiosas doaram preciosos anos a serviço desta missão. Eles foram e são sempre apoiados pelas orações e coletas da arquidiocese de Porto Alegre.

Fonte: CNBB

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77