Arquidiocese de Olinda e Recife pronta para receber o 4º Congresso Missionário Nacional

Com o tema “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, o 4º Congresso Missionário Nacional promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (Comina) e a arquidiocese de Olinda e Recife vai acontecer de 7 a 10 de setembro, no Colégio das Damas (Av. Rui Barbosa, 1426), bairro das Graças, zona norte da capital pernambucana. A programação vai oferecer cinco grandes conferências com desdobramento das reflexões em 23 oficinas e testemunhos missionários. Para a solenidade de abertura, estão previstos pronunciamentos do presidente da Comissão Episcopal para a Cartaz 4CMN siteAção Missionária da CNBB, dom Esmeraldo Farias e do diretor das POM, padre Maurício Jardim.

O evento tem como objetivos impulsionar as igrejas no Brasil para um dinamismo de saída, caminhando juntos no testemunho da alegria do Evangelho, da comunhão e do profetismo, além de consistir em etapa preparatória para o 5º Congresso Missionário Americano de 2018, na Bolívia. O arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido, receberá o presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o cardeal dom Sérgio da Rocha, que presidirá a Santa Missa na programação do Congresso, dia 08 de setembro (17h30) e ainda profere conferência sobre Sinodalidade, no dia 09 (9h).

Mais de 600 delegados representantes dos 18 regionais da CNBB e outros 100 convidados, estão inscritos no 4º Congresso Missionário Nacional. Os congressistas serão hospedados pelas famílias das paróquias dos oito vicariatos arquidiocesanos. De acordo com o padre Josenildo Tavares, esta hospedagem familiar promove a integração das forças missionárias da Igreja do Brasil e incentiva a cooperação intereclesial.

Retiro das equipes de trabalho
21124958_1804834419531382_117516664_oJá em clima de Congresso, os integrantes das várias equipes de trabalho encarregadas de acolher e facilitar o bom andamento do evento, realizaram no sábado, dia 19, um retiro orientado pelo diretor das POM, padre Maurício da Silva Jardim. Um dos momentos marcantes foi a chegada em Recife da Cruz das missões jesuíticas, que marcou a Bolívia e toda a América Latina, o principal símbolo do 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5) a ser realizado em 2018. Reflexões e orações animaram as equipes para o trabalho nos dias do Congresso. Na segunda-feira, 21, houve ainda uma reunião para encaminhamentos de detalhes.

O cartaz oficial do Congresso destaca os apelos do papa Francisco, por uma Igreja em permanente estado de saída, envolvendo diferentes sujeitos da missão, de diversas idades e etnias (leigos e leigas, consagrados e consagradas, padres, diáconos e bispos). A temática enfoca três eixos: Alegria do Evangelho; Sinodalidade e comunhão; Testemunho e profetismo.

Em clima de expectativa, o arcebisp21146846_1804834566198034_1089978048_oo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, fala sobre o eixo transversal do evento: Igreja em saída na perspectiva ad gentes. Dom Fernando ensina que a Igreja, enviada por Deus a todas as gentes para ser sacramento universal de salvação, obedecendo a um mandato do seu fundador, procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens. “Devemos nos mirar nos próprios Apóstolos em que a Igreja se alicerça, seguindo o exemplo de Cristo, pregaram a palavra da verdade e geraram as igrejas. Aos seus sucessores compete perpetuar esta obra, para que ‘a palavra de Deus se propague rapidamente e seja glorificada’ (2 Tess. 3,1)”, acrescenta o arcebispo.
A programação do Congresso é motivada por quatro palavras: ENCONTRAR, CONTEMPLAR, DISCERNIR e COMPROMETER.

Semana Missionária
Com o objetivo de acender no coração da arquidiocese o ardor missionário, irá acontecer em seus Vicariatos, de 1 a 6 de setembro, uma “Semana Missionária” organizada pelo Conselho Missionário Diocesano (Comidi). Além dos missionários e missionárias locais, devem participar dessa missão, os delegados de todo o Brasil para o 4º CMN.

Histórico
O 1º Congresso Missionário Nacional aconteceu em 2003, na arquidiocese de Belo Horizonte (MG), o 2º em Aparecida (SP), em 2008 e o 3º na cidade de Palmas (TO), em 2012.

Fonte: Arquidiocese de Olinda e Recife

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77