Arquidiocese de Olinda e Recife pronta para receber o 4º Congresso Missionário Nacional

Com o tema “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, o 4º Congresso Missionário Nacional promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (Comina) e a arquidiocese de Olinda e Recife vai acontecer de 7 a 10 de setembro, no Colégio das Damas (Av. Rui Barbosa, 1426), bairro das Graças, zona norte da capital pernambucana. A programação vai oferecer cinco grandes conferências com desdobramento das reflexões em 23 oficinas e testemunhos missionários. Para a solenidade de abertura, estão previstos pronunciamentos do presidente da Comissão Episcopal para a Cartaz 4CMN siteAção Missionária da CNBB, dom Esmeraldo Farias e do diretor das POM, padre Maurício Jardim.

O evento tem como objetivos impulsionar as igrejas no Brasil para um dinamismo de saída, caminhando juntos no testemunho da alegria do Evangelho, da comunhão e do profetismo, além de consistir em etapa preparatória para o 5º Congresso Missionário Americano de 2018, na Bolívia. O arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido, receberá o presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o cardeal dom Sérgio da Rocha, que presidirá a Santa Missa na programação do Congresso, dia 08 de setembro (17h30) e ainda profere conferência sobre Sinodalidade, no dia 09 (9h).

Mais de 600 delegados representantes dos 18 regionais da CNBB e outros 100 convidados, estão inscritos no 4º Congresso Missionário Nacional. Os congressistas serão hospedados pelas famílias das paróquias dos oito vicariatos arquidiocesanos. De acordo com o padre Josenildo Tavares, esta hospedagem familiar promove a integração das forças missionárias da Igreja do Brasil e incentiva a cooperação intereclesial.

Retiro das equipes de trabalho
21124958_1804834419531382_117516664_oJá em clima de Congresso, os integrantes das várias equipes de trabalho encarregadas de acolher e facilitar o bom andamento do evento, realizaram no sábado, dia 19, um retiro orientado pelo diretor das POM, padre Maurício da Silva Jardim. Um dos momentos marcantes foi a chegada em Recife da Cruz das missões jesuíticas, que marcou a Bolívia e toda a América Latina, o principal símbolo do 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5) a ser realizado em 2018. Reflexões e orações animaram as equipes para o trabalho nos dias do Congresso. Na segunda-feira, 21, houve ainda uma reunião para encaminhamentos de detalhes.

O cartaz oficial do Congresso destaca os apelos do papa Francisco, por uma Igreja em permanente estado de saída, envolvendo diferentes sujeitos da missão, de diversas idades e etnias (leigos e leigas, consagrados e consagradas, padres, diáconos e bispos). A temática enfoca três eixos: Alegria do Evangelho; Sinodalidade e comunhão; Testemunho e profetismo.

Em clima de expectativa, o arcebisp21146846_1804834566198034_1089978048_oo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, fala sobre o eixo transversal do evento: Igreja em saída na perspectiva ad gentes. Dom Fernando ensina que a Igreja, enviada por Deus a todas as gentes para ser sacramento universal de salvação, obedecendo a um mandato do seu fundador, procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens. “Devemos nos mirar nos próprios Apóstolos em que a Igreja se alicerça, seguindo o exemplo de Cristo, pregaram a palavra da verdade e geraram as igrejas. Aos seus sucessores compete perpetuar esta obra, para que ‘a palavra de Deus se propague rapidamente e seja glorificada’ (2 Tess. 3,1)”, acrescenta o arcebispo.
A programação do Congresso é motivada por quatro palavras: ENCONTRAR, CONTEMPLAR, DISCERNIR e COMPROMETER.

Semana Missionária
Com o objetivo de acender no coração da arquidiocese o ardor missionário, irá acontecer em seus Vicariatos, de 1 a 6 de setembro, uma “Semana Missionária” organizada pelo Conselho Missionário Diocesano (Comidi). Além dos missionários e missionárias locais, devem participar dessa missão, os delegados de todo o Brasil para o 4º CMN.

Histórico
O 1º Congresso Missionário Nacional aconteceu em 2003, na arquidiocese de Belo Horizonte (MG), o 2º em Aparecida (SP), em 2008 e o 3º na cidade de Palmas (TO), em 2012.

Fonte: Arquidiocese de Olinda e Recife

Outras notícias